Microcelebridades: entre meios digitais e massivos

Auteurs

  • Adriana Braga PUC/RJ

DOI :

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.55

Mots-clés :

Redes Sociais. Meios de Comunicação de Massa. Microcelebridade.

Résumé

Este artigo busca discutir alguns aspectos do fenômeno a que denominei “microcelebridades” (Braga, 2008), participantes que se celebrizaram no âmbito das redes sociais na Internet. A dispersão do polo da produção midiática promovida pela Comunicação Mediada por Computador (CMC) perece radicalizar a ideia de “recepção ativa”. As microcelebridades são um fenômeno emergente neste universo, e sua crescente popularidade não raras vezes resulta em atuações nos meios de comunicação de massa (MCM). Este artigo busca explorar justamente este ângulo do fenômeno, a interação entre microcelebridades e meios de comunicação de massa, particularmente a televisão, a partir de dois casos emblemáticos: a transposição do conteúdo de um blog para o formato de seriado de tv, e a participação de uma twiteira no programa Big Brother Brasil 10, da Rede Globo.

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Biographie de l'auteur

  • Adriana Braga, PUC/RJ
    Professora do Programa de Pós-Graduação da PUC/RJ

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Publiée

2010-09-21

Numéro

Rubrique

Ensaios Temáticos