Protagonismo social e integridade da informação pública: a necessária mediação pró-soberania
DOI :
https://doi.org/10.22409/3kprfz03Mots-clés :
Mediação, Regime de informação, Integridade da informação, Desinformação, SoberaniaRésumé
O ensaio trata a informação pública pelo enlace entre protagonismo social, soberania digital e política. Considerando a perspectiva sistêmica e de longa duração, desde a cibernética de segunda ordem até a economia política contemporânea, exploramos a centralidade do conceito de mediação e o papel do Estado como mediador da informação. No contexto da plataformização, analisada de modo interdisciplinar e dialético, as novas demandas de informação e comunicação para protagonismo são ameaçadas por fenômenos como desinformação, perfilamento em massa e distorção da realidade, que colocam em risco a soberania. Frente às contradições entre protagonismo e soberania, entre caixas-pretas e a chamada abordagem verística, a integridade da informação e a participação social nos servem como âncoras ou bússolas para promover e articular a pluralidade democrática.
Téléchargements
Références
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da Informação e Múltiplas Linguagens. Pesq. bras. Ci. Inf., Brasília, v.2, n.1, p.89-103, jan./dez. 2009.
DANTAS, M. Trabalho com informação: valor, acumulação, apropriação nas redes do capital. Rio de Janeiro, RJ: CFCH/ECO-UFRJ, 2012. Disponível em www.marcosdantas.pro.br. Acesso em: 03 jun. 2021.
DANTAS, M. The financial logic of Internet Platforms: the turnover time of money and the limit of zero. Triplec C 17(1). 132-158. 2019.
GOMES, Henriette Ferreira. A DIMENSÃO DIALÓGICA, ESTÉTICA, FORMATIVA E ÉTICA DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO. Inf. Inf., Londrina, v. 19, n. 2, p. 46 – 59, maio/ago. 2014.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo Social e Mediação da Informação, LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 5 n. 2, p.10-21, mar./ago. 2019.
ROUVROY, Antoinette; BERNS Thomas. Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: o díspar como condição de individuação pela relação? Tradução de Pedro Henrique Andrade. Revista Eco pós. Vol. 18, N. 2, 2015, p. 35-56.
SCHNEIDER, M. A era da desinformação: pós-verdade, fake news e outras armadilhas. Rio de Janeiro, Garamond, 2022, 159 pág.
VALLE, Fernanda. et al. “Estado de mediação”, Autismo e a circulação da informação no Censo. Anais ENANCIB 2021.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Monique Figueira, Márcia Quintslr, Fernanda Valle, Bianca Lopes 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.