Eleições 2016 nas fanpages dos jornais regionais: o Facebook como espaço de distribuição e visibilidade das notícias sobre a campanha eleitoral

Autores

  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.1056

Palavras-chave:

Journalism, digital social networks, election campaign, content analysis, Brazil

Resumo

Este artigo discute como as redes sociais digitais contribuem com o debate político-eleitoral. A pesquisa envolve duas vertentes teóricas, sendo uma relacionada à centralidade da cobertura eleitoral e a outra tratando das redes sociais como um espaço de distribuição e circulação de conteúdos jornalísticos. A partir disso, analisa-se o conteúdo publicado nas páginas do Facebook de nove jornais do Nordeste - O Estado do maranhão (MA), Meio Norte (PI), O Povo (CE), Tribuna do Norte (RN), A Tarde (BA), Jornal da Paraíba (PB), Diário de Pernambuco (PE), Gazeta de Alagoas (AL) e Jornal da Cidade (SE) – durante o período eleitoral de 2016. Com este recorte, o objetivo é identificar a visibilidade dada ao tema político-eleitoral, aos candidatos e aos subtemas de campanha. No total, foram categorizadas 9.993 postagens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora adjunta do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS-UFMA) e pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Opinião Pública (CPOP-UFPR). 

Publicado

2018-08-28