A cena de música paraense em Curitiba:
um mapeamento preliminar
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v44i1.65808Resumen
Este trabalho busca, de modo preliminar, mapear a cena de música paraense na cidade de Curitiba. Assim, analisamos dois eventos que apesar de se apresentarem como festas de música paraenses, são radicalmente distintos quanto à produção, divulgação, sonoridade, indumentária do público, interações, performances de dança e consumo de bebidas. A análise desses elementos nos permite compreender modos diferentes de reivindicar autenticidade e sustentar o rótulo de festa de música paraense. Um deles revelou uma intenção pedagógica e distanciada de apresentar a música paraense a não paraenses, o outro fez da música um elemento aglutinador de uma comunidade migrante de paraenses em Curitiba.
Descargas
Referencias
ARGÔLO, Marcelo GUMES, Nadja. Vladi. A cor desta cidade sou eu: ativismo musical no projeto Aya Bass. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 219–238, 2020 BARROS, Lidia. Tecnobrega, entre o apagamento e o culto. Contemporânea n.12, 2009, p. 62-82.
BOURDIEU, P. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: Zouk, 2007.
BRUBAKER, Rogers. The “diaspora” diaspora. Ethnic and Racial Studies n.28, 2005, p. 1–19.
CASTRO, Oona.; LEMOS, Ronaldo. Tecnobrega: O Pará reinventando o negócio da música. Rio de Janeiro: Aeroplanos, 2008.
CARAVEO, Saulo Christ; CHADA, Sonia. Quatro décadas de guitarrada: a configuração de um movimento musical pós-moderno no Pará. Revista eletrônica da ANPPOM, v.24, n.3, 2019.
CRUZ-MANJARREZ, Adriana. Música e identidad en contextos transnacionales modernos. AGUILERA, Miguel Olmos. Músicas migrantes: la movilidad artística en la era global. Tijuana: El Colegio de la frontera norte, 2014, p.23-44.
DICIONARIO AULETE. Banzeiro. https://aulete.com.br/banzeiro, Acesso em 10 mar. 2023.
FERNANDES, Cintia Saint-Martin., HERSCHMANN, Micael. A música de rua do Rio de Janeiro. São Paulo: Intercom, 2014.
GABBAY, Marcelo. Representações Sobre o Carimbó: Tradição X Modernidade. Anais da Intercom - IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, Rio Branco, 2010.
QUEIROZ, Tobias. Cena Musical Decolonial: uma proposição. Mediação, Belo Horizonte, v. 22, n.29, jul./dez. 2019.
HESSE, Barnor (org). Introduction. Un/Settled multiculturalisms: Diasporas, entanglements, “transruptions”. Londres e Nova Iorque: Zed Books, 2000, p.1-20.
HERSCHMANN, M; FERNANDES, C. S. A música de rua do Rio de Janeiro. São Paulo: Intercom, 2014.
HERSCHMANN, Micael. Das cenas e circuitos às territorialidades (Sônico-Musicais). Logos, n.49, v. 25, n.01, 2018, p. 124-137.
HUERTAS, Bruna Muriel. O carimbó: cultura tradicional paraense, patrimônio imaterial do Brasil. Revista CPC, v. 18, 2014, p. 81-105.
IPHAN. Ver-o-Peso (PA). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/828. Acesso em 10 mar. 2023.
PEREIRA, Simone Luci. HERSCHMANN, Micael. Circuitos latinos em SP e RJ: sentidos dos ativismos musicais migrantes. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, 20(2), 2018, p.168- 180
PEREIRA, S. Uma certa escuta da cidade: práticas musicais entre cubanos em São Paulo. Logos, v.2, n.24, 2014, p. 1.17.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM, Mapa ilustrado de Belém. Disponível em: https://belemtur.belem.pa.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/mapa_turistico_de_belem.pdf . Acesso em 10 mar. 2024.
SLOBIN, Mark. The destiny of “diaspora” in ethnomusicology. CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard. The cultural study of music. Nova Iorque: Routledge, 2012, p.50-62.
SÁ, Simone Pereira de. Música pop-periférica brasileira: videoclipes, performances e tretas na cultura digital. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021.
_________. Sá, S. P. de . Will Straw: cenas musicais, sensibilidades, afetos e a cidade. In: GOMES, I. M. M.; JANOTTI JR., J. Comunicação e Estudos Culturais. Salvador: Edufba. 2011, p. 147-161.
SILVA, E. L. Tecnobrega: do bordel às aparelhagens. São Paulo, Intermeios, 2014.
SOUZA, Thais Figueredo de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Trabalhado de conclusão de curso (Especialista em Sociologia Politica), Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Paraná, 2012.
STOKES, M. Migration and Music. Music Research Annual 1, 2020, p. 1–29.
STRAW, W. Systems of Articulation, Logics of change: Scenes and Communities in Popular Music. Cultural Studies. Vol 5, n. 3, oct. 1991, p. 361-375.
______. Scenes and Sensibilities. E-compós., 1-16, Agosto 2006.
______. Some things a scene might be. Postface. Cultural Studies. Vol. 29, n. 3, p. 476-485, 2014.
WHATSAPP [Egua-Piá: Familia Mix] Acesso em 10 jan. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcelo Garson

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.