CONTRIBUIÇÕES DO ENFEFE (ENCONTRO FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) PARA A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abstract
O presente artigo analisa as contribuições do Encontro Fluminense de Educação Física Escolar (EnFEFE) para a formação inicial e continuada de docentes da Educação Física. A partir da descrição de experiências pedagógicas, oficinas, mesas-redondas e rodas de conversa, evidencia-se como o evento promove a construção coletiva de conhecimento, aproxima universidade e escola e fortalece a prática docente crítica e inclusiva. Fundamentado em referenciais teóricos de Vygotsky (2001), Freire (1996), Coletivo de Autores (1992), Tardif (2014) e Carvalho et al. (2022), discute-se a mediação formativa do EnFEFE, a superação de práticas fragmentadas e a valorização da cultura corporal com abordagem crítica. O estudo indica que o evento contribui significativamente para a Educação Física escolar, promovendo formação docente continuada, práticas pedagógicas inclusivas e engajamento social.
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