CONTRIBUIÇÕES DO ENFEFE (ENCONTRO FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR) PARA A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Résumé
O presente artigo analisa as contribuições do Encontro Fluminense de Educação Física Escolar (EnFEFE) para a formação inicial e continuada de docentes da Educação Física. A partir da descrição de experiências pedagógicas, oficinas, mesas-redondas e rodas de conversa, evidencia-se como o evento promove a construção coletiva de conhecimento, aproxima universidade e escola e fortalece a prática docente crítica e inclusiva. Fundamentado em referenciais teóricos de Vygotsky (2001), Freire (1996), Coletivo de Autores (1992), Tardif (2014) e Carvalho et al. (2022), discute-se a mediação formativa do EnFEFE, a superação de práticas fragmentadas e a valorização da cultura corporal com abordagem crítica. O estudo indica que o evento contribui significativamente para a Educação Física escolar, promovendo formação docente continuada, práticas pedagógicas inclusivas e engajamento social.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.