ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE PESSOAS TRANS NAS PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Résumé
O presente estudo apresenta uma revisão sistemática que compõe uma dissertação de mestrado a respeito dos processos que geram inclusão ou exclusão de pessoas transgênero nas aulas de Educação Física Escolar. A partir disso, tem como objetivo mapear e analisar as pesquisas que tratem de questões relativas às pessoas transgênero na escola e na Educação Física Escolar e se faz relevante para compreendermos o estado da arte das produções científicas que tematizam esse marcador social diretamente relacionado à escola. Trata-se de um estudo de revisão sistemática com buscas realizadas entre julho e outubro de 2025, tendo como amostra produções no SciElo, Lilacs, Elsevier e Capes. Os descritores foram combinados em duplas com operadores booleanos, utilizando "educação física", educação, escola, transgênero e "pessoas trans". Foram adotados como critérios de inclusão estudos em português do Brasil e como de exclusão estudos duplicados, em português de Portugal , da área dos aspectos biodinâmicos da saúde e do esporte, abordados fora do ambiente escolar e em etapas de ensino fora da Educação Básica. A análise foi pautada a partir do fluxograma do Sistema Prisma (PAGE et al, 2021). A busca inicial identificou 204 estudos nas bases de dados, sendo 76 na SciElo, 124 no Lilacs, 2 Elsevier e 2 no Capes. Após a exclusão de 58 estudos duplicados, 146 passaram pela triagem de leitura de título, palavras chave e resumo, resultando na exclusão de 136 por corresponderem aos critérios de exclusão. Sendo assim, a amostra final foi composta por 10 estudos para leitura completa. O principal achado é o baixo quantitativo de produções relacionadas às pessoas transgênero, quando buscamos pesquisas no campo da Educação Física Escolar, em relação a esta pesquisa, somente 2 estudos foram encontrados. Cabe destacar também que a maior parte dos achados excluídos se referem a estudos no campo que envolvem os aspectos da saúde ou fora do espectro escola/educação e pesquisas que tratam de questões relativas aos/às atletas transgênero. Portanto, como apontamento final, o incipiente número de estudos onde nos indica a urgência de tratarmos esta temática nas pesquisas na Educação Física Escolar para que possam ser construídas práticas pedagógicas que promovam o respeito as diferenças, a inclusão e equidade de oportunidades.
Palavras-chaves: Educação Física. Pessoas Trans. Transgênero.
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