IMPACTOS DA REFORMA EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA
Abstract
O presente artigo discute os impactos da Reforma Empresarial da Educação na escola pública brasileira, a partir de reflexões realizadas na disciplina de Didática Geral, do Curso de Especialização em Educação Física Escolar da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2025. O estudo fundamenta-se nas experiências docentes dos autores, professores da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, evidenciando como a lógica empresarial influencia a Educação Física escolar. Com base em Freitas (2018), Libâneo (1986) e Lück (2009), analisa-se a priorização de metas e resultados em detrimento da formação crítica e da gestão democrática. A pesquisa aponta que a Educação Física é marginalizada e que a lógica empresarial reforça desigualdades, compromete a autonomia pedagógica e desvaloriza a disciplina. Conclui-se que a Educação Física deve ser reafirmada como espaço de resistência e formação integral, promovendo a emancipação dos sujeitos e a valorização da escola como direito social.
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