BRINCAR COMO DIREITO: A CONEXÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS LÚDICAS

Autori

Abstract

 O brincar é reconhecido como um direito fundamental da criança, sendo elemento central para o desenvolvimento integral na primeira infância. Nesse sentido, o presente estudo assumiu como objetivo analisar de que forma a atuação da Educação Física na Educação Infantil pode potencializar o direito de brincar da criança. Por meio de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-interpretativo, foi desenvolvida mediante revisão integrativa da literatura. Para tanto, foi mapeados artigos publicados entre 2015 e 2025 no Portal de Periódicos da Capes. oito estudos sobre o direito de brincar, a ludicidade e suas relações com o processo educativo na Educação Física com a Educação Infantil foram analisados. Os resultados apontam que a inserção de atividades lúdicas, planejadas por professores de Educação Física que busquem o viés educativo, favorece o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional das crianças, além de promover uma participação ativa e o protagonismo infantil. Identificou-se, ainda, que a ludicidade promove oportunidades de expressão e de convivência, destacando sua importância na formação integral das crianças e na valorização do corpo como linguagem. 

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Biografie autore

  • Danuza Moreira da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduanda em Educação Física (UFRRJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF).

  • Fernanda Torres de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduanda em Educação Física (UFRRJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF).

  • Letícia da Fonseca Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Graduanda em Educação Física (UFRRJ). Membro do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF).

  • Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutor em Educação Física (UFES). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e em Educação Física (ProEF) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF).

Pubblicato

2025-12-26