Billy Elliot: das luvas de boxe às sapatilhas de balé, uma análise sociológica.

Authors

  • Elisabete Magalhães dos Santos Universidade Estadual do Ceará- UECE. Bolsista do ICT/FUNCAP-Programa de Iniciação Científica e Tecnológica.
  • Mona Lisa Noronha Pinheiro Universidade Estadual do Ceará – UECE.

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v2i5.728

Keywords:

habitus, campo artístico, capital cultural

Abstract

Este artigo tem como objeto de análise o filme Billy Elliot. Utilizando categorias elaboradas pelo sociólogo Pierre Bourdieu, o texto analisa o drama vivido pelo personagem principal ao decidir deixar o boxe para ser bailarino. O conflito em torno do habitus masculino, o contexto da crise da mineração na Inglaterra e a experiência particular com o balé converge para que Billy busque um capital cultural que o leve a ser reconhecido em um novo campo, o campo artístico. Foi possível compreender, por meio das categorias habitus, campo e capital cultural, elaboradas pelo sociólogo francês, que se o agente tende à reprodução social, também é matriz criadora de disposições culturais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Mona Lisa Noronha Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará – UECE.
    Graduanda do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bolsista do PROVIC-Programa Voluntário de Iniciação Científica

Published

2012-01-08

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

Billy Elliot: das luvas de boxe às sapatilhas de balé, uma análise sociológica. (2012). Ensaios, 2(5), 21-34. https://doi.org/10.22409/re.v2i5.728