O Proletariado em Eles Não Usam Black-Tie (1981), de Leon Hirszman

Authors

  • Quézia Maria Lopes Gomes da Silva Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v10i0.2324

Keywords:

Proletariado, Cinema Novo, Eles Não Usam Black-tie, Leon Hirszman, Lutas de Classes.

Abstract

O principal objetivo deste trabalho é analisar a representação da classe operária no filme Eles Não Usam Black-tie (1981), de Leon Hirszman, no contexto do cinema da abertura política. Para compreender com mais profundidade essa representação, serão levadas em consideração as concepções políticas do movimento cinemanovista, do qual participou Leon Hirszman; bem como as influências do neorrealismo italiano e do cinema revolucionário soviético (construtivismo russo), e a concepção marxista segundo a qual a obra de arte, enquanto práxis criadora, é entendida, em caráter indissolúvel, como expressão da realidade e criadora de realidade (KOSIK, 1976).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Quézia Maria Lopes Gomes da Silva Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Bacharela em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bacharela em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), licencianda em Cinema e Audiovisual (UFF) e bolsista da Rede Proprietas.

Published

2017-04-03

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

O Proletariado em Eles Não Usam Black-Tie (1981), de Leon Hirszman. (2017). Ensaios, 10, 29-49. https://doi.org/10.22409/re.v10i0.2324