O Feminejo e o empoderamento narcísico feminino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v16.44442

Palabras clave:

feminejo, subalternidade, mpb, narcisismo

Resumen

Este artigo tem como objetivo uma análise dialógica da narrativa do feminejo, vertente contemporânea da música sertaneja brasileira feita por mulheres. Para tal, esse estudo busca estabelecer uma relação entre os enunciados narrativos nas canções feminejas e a realidade concreta, identificada nas figuras das intérpretes desse gênero musical e do seu público. O artigo tem como base teórica estudos de Mikhail Bakhtin como sustentação para a ideia de
polifonia existente na narrativa femineja; Homi Bhabha, a fim de revelar a tática do  hibridismo narrativo realizado pelo feminejo; e Gayatri Spivak como suporte à compreensão da subalternidade da origem e formação do feminejo com relação à música sertaneja.
Ainda, esse artigo se vale dos estudos sobre o narcisismo de Christopher Lasch como esteio à descrição e entendimento das subjetividades identificadas na narrativa do feminejo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Machado de Aguiar Seixas, UFF - Universidade Federal Fluminense
    Graduação em Letras (port./francês) e mestrado em Cultura e Territorialidades

Publicado

2020-12-23

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar