CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA DE ASTRONOMIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Michel Corci Batista UTFPR
  • Polônia Altoé Fusinato UEM
  • Fernanda Peres Ramos UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21265

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma oficina de astronomia para a formação inicial de professores dos anos iniciais. O mesmo apresenta resultados inerentes a uma Oficina de Astronomia, desenvolvida com alunas do curso de Formação de Docentes em Nível Médio da cidade de Maringá – PR, no ano letivo de 2014 e 2015. Os dados coletados apresentaram um caráter qualitativo. Para tanto, foi utilizado a Análise do Discurso como recurso metodológico. Encontramos em nossos dados ideias alternativas sobre conteúdos científicos e identificamos alunas que reconheceram suas limitações com relação ao conteúdo. Entendemos que o processo de formação reflexivo inicia-se no momento em que um aluno em formação inicial é capaz de analisar suas representações, buscando assim a superação de ideias alternativas para ideias científicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michel Corci Batista, UTFPR
    Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.
  • Polônia Altoé Fusinato, UEM
    Professora no Programa de Pós-graduação Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
  • Fernanda Peres Ramos, UTFPR
    Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2017-09-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA DE ASTRONOMIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. (2017). Ensino, Saúde E Ambiente, 10(2). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21265