Anthropocentric action regarding domestic, captive, and wildlife animals according to high school students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a41065

Keywords:

STS, biology teaching, anthropocentris, animal empathy

Abstract

Currently, the presence of pets in houses and apartments is widespread, animals that are often portrayed as part of the family. There are also people of different ages who have already visited a zoo. However, there is no conjecture as to the real reasons for these animals being deprived of freedom, regardless of the environment they are found. Through the social theme of the living conditions of animals, an investigation was proposed with students of a 2nd-year high school class about animals in captivity, wildlife, and domestic situation. The investigation was carried out using the Science, Technology, and Society (STS) approach within the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID), subproject Biology. Through instigating questions and a cartoon, the students were recommended to describe their convictions. The responses described by the students were weighted by Content Analysis, establishing categories, and grouping responses when similar and with similar ideals. Expressive understandings of an anthropocentric character were observed, in which animals are perceived as a form of supplying human needs. There were also situations of empathy with animals in restricted spaces. Thus, it is clear that there is much to be rethought about the relationship between human beings and other animals, regardless of their living conditions, seeking to deconstruct the anthropocentric convictions of society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Jéssica Engel do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

    Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018). Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016-2018). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2011 - 2016). Colaboradora e integrante do projeto Comunidades de Prática de Biologia: pesquisa e ensino - CoP, na qual são realizadas discussões, grupos de estudo e pesquisas no âmbito do ensino de ciências e biologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016). Integrante do grupo de educação em ciências e biologia - GECIBIO, realizando grupo de estudos e discussões referentes ao ensino de ciências e biologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014 - 2016). Bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2014 - 2016). Professora estagiária no laboratório de ciências do município de Cascavel (2015 - 2016). Estagiária no Laboratório de Análises Clínicas, Ensino, Pesquisa e Extensão - LACEPE, desenvolvendo trabalhos de auxílio laboratorial no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP (2014 - 2015). Exerceu função como estagiária no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, desenvolvendo trabalhos na área administrativa, operacional e de educação ambiental (2011 - 2013).

  • Wellington Soares de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

    Doutorando em Educação em Ciências pela Unioeste. Mestre em Educação na linha de Ensino de Ciências e Matemática (Unioeste); Formado em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (Unioeste); Especialista em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR); Pesquisador do Grupo de Pesquisa GEPEX e GECIBIO (Unioeste). Formado no curso profissionalizante Formação de Docentes para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Colégio Estadual Wilson Joffre. Tem experiência na área de Biologia Geral com ênfase no Ensino, e na área de Sexualidade com ênfase na Educação Sexual. 

  • Celso Aparecido Polinarski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

    Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (1997), modalidade Bacharel e Licenciatura, mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e doutorado em Educação no Ensino de Ciências e Matemática (2013), pela mesma universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desenvolve atividades na área de Educação e Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores de ciências e biologia, currículo de ciências e biologia, educação ambiental, problemática ambiental. Coordenador do Curso de Ciências Biológicas com mandato de maio de 2013 a abril de 2017. Coordenador do PIBID de Biologia da Unioeste desde 2013-2017. Atualmente coordenador especial do Curso de ciências Biológicas Licenciatura desde 2020, e coordenador do Pibid de Biologia Edital 2020 a 2022.

References

ALMEIDA, Laerte Pereira de; BRAGA, Paula Fernanda de Sousa; ALMEIDA, Maria. Aspectos psicológicos na interação homem-animal de estimação. In: ENCONTRO INTERNO, 9., & SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 13., 2010, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 2010. p. 1-6.

AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional Brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-3, 2001. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100001

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio, v. 3, n. 1, p. 105-15, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/XvnmrWLgL4qqN9SzHjNq7Db/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base, Ensino Médio. Brasília: [s.n.], 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em 20 jan. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC / SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 21 jan. 2022.

BROOM, Dondal; MOLENTO, Carla. Bem-estar animal: conceito e questões relacionadas – revisão. Archives of Veterinary Science, v. 9, n. 2, p. 1-11, 2004. http://dx.doi.org/10.5380/avs.v9i2.4057

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 13-24.

CATIVEIRO. Dicionário Online Priberam de Português. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/Cativeiro. Acesso em: 20 fev. 2018.

CHALFUN, Mery. Animais, manifestações culturais e entretenimento, lazer ou sofrimento. In: CONGRESSO MUNDIAL DE BIOÉTICA E DIREITO ANIMAL, 1., 2008, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2008. p.1-14.

CORTEZ, Renata Harumi. Emoção e empatia: os limites do humano e do não humano na relação entre os homens e os animais de estimação. In: REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA, 5., 2015, Maceió. Anais... Maceió: ICS/UFAL, 2015. p. 1-14.

DAITX, Vanessa Vitcoski. O ensino de ciências e a visão antropocêntrica. 2010. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)_Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/35277/000781919.pdf?...1. Acesso em: 19 fev. 2018.

DESCOLA, Philippe. Genealogia de objetos e antropologia da objetivação. Horizontes Antropológicos, v. 8, n. 18, p. 93-112, 2002. https://doi.org/10.1590/S0104-71832002000200004

EMAUZ, Ana et al. Adaptação da Escala de Empatia com Animais (EEA) para a população portuguesa. Análise Psicológica, v. 34, n. 2, p. 189-201, 2016. https://doi.org/10.14417/ap.1049

FELIPE, Sônia. T. Antropocentrismo, sencientismo e biocentrismo: Perspectivas éticas abolicionistas, bem-estaristas e conservadoras e o estatuto de animais não-humanos. Páginas de Filosofia, v. 1, n. 1, p. 2-30, 2009. https://doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v1n1p2-30

FERNANDES, Isabel Marília Borges; PIRES, Delmina Maria; DELGADO-IGLESIAS, Jaime. Perspetiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade. Ciência e Educação, v. 24, n. 4, p. 875-890, 2018. https://doi.org/10.1590/1516-731320180040005

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2007.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 25-34. Disponível em: http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/handle/123456789/3507. Acesso em: 20 fev. 2018.

INGOLD, Tim. “Humanidade e animalidade”. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 10, n. 28, p. 39-53, jun. 1995. Disponível em: http://www.anpocs.com/images/stories/RBCS/28/rbcs28_05.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.

INVERNIZZI, Noela.; FRAGA, Lais. Estado da Arte na Educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Brasil. Ciência & Ensino. v. 1, n. esp., p. 1-3, 2007.

LEVAI, Laerte Fernando. Crueldade consentida – Crítica à razão antropocêntrica. Revista Brasileira de Direito Animal. v.1, n.1 p.171-190, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RBDA/article/view/10246. Acesso em: 21 jan. 2022.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 65-84. Disponível em: http://www.bibliotecaflorestal.ufv.br/handle/123456789/3507. Acesso em: 20 fev. 2018.

MACHADO, Juliane de Abreu Campos et al. Terapia assistida por animais (TAA). Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, ano 6, n. 10, p. 1-7, 2008. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/yBDakPBzygjagIw_2013-5-28-12-0-12.pdf. Acesso em: 21 fev. 2018.

MAIZTEGUI, Alberto et al. Papel de la tecnología en la educación científica: una dimensión olvidada. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 28, p.129-155, 2002. https://doi.org/10.35362/rie280962

OLIVEIRA, Juliana Moreira Prudente de; SCHNEIDER, Eduarda Maria; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. O subprojeto PIBID/Biologia-Unioeste: vivências no contexto Ciência-Tecnologia-Sociedade. In: OLIVEIRA, Juliana Moreira Prudente de; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; SCHNEIDER, Eduarda Maria (Org). Ensino de Ciências e Biologia no contexto do PIBID: propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, Curitiba, CRV, 2015. p. 13-24.

OLIVEIRA, Mariana Zanotti Tavares de; GARCIA, Junia Freguglia Machado. O conhecimento de estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Santa Teresa, ES, Brasil sobre biodiversidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Atas... Campinas: ABRAPEC, 2011. p. 1-12. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0501-1.pdf. Acesso em: 22 jan. 2022.

PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares da educação básica: ciências. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_cien.pdf. Acesso em: 21 jan. 2022.

MARTÍNEZ PÉREZ, Leonardo Fabio. Ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) a partir de questões sociocientíficas (QSC). In: ______. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: UNESP, 2012. p. 55-61. https://doi.org/10.7476/9788539303540

PIZZUTTO, Cristiane Schilbach et al. Bem-estar no cativeiro: um desafio a ser vencido. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 11, n. 2, p. 6-17, jul. 2013. https://doi.org/10.36440/recmvz.v11i2.16218

REDE NACIONAL DE COMBATE AO TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES. 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre. 2001. Disponível em: http://www.renctas.org.br/trafico-de-animais/. Acesso em: 31 mai. 2017.

ROSSI, Alexandre. Adestramento Inteligente: com amor, humor e bom-senso. 9. ed. São Paulo: CMS, 2002.

SANTOS, Danilo Sanches; RAMÍREZ-GÁLVEZ, Martha. Entre humanos e animais: relações familiares na sociedade contemporânea. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 28., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: ABA, 2012. p. 1-20.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 2, n. 2, p. 110-132, dez. 2000. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202

Published

2022-05-16

Issue

Section

Articles

How to Cite

Anthropocentric action regarding domestic, captive, and wildlife animals according to high school students. (2022). Teaching, Health and Environment, 14(3), 961-981. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a41065