The topic of food as a socio-scientific issue: a proposal for a CTS (Science, Technology and Society) approach to teaching science and biology
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a61954Keywords:
agribusiness, food and nutrition education, hunger, ethnic-racial issuesAbstract
In search of overcoming a merely physiological, biochemical and nutritional focus on food in science and biology classes, this article aims to present a pedagogical proposal on the topic, characterizing it as a socio-scientific issue (SSI) based on an approach STS (Science, Technology and Society). To this end, I explore seven elements, namely: social contextualization; ancestry and affection; scientific and technological aspects; socio-environmental problems; cultural and ethics aspects; controversial issues; and interdisciplinary content. Concepts such as: sovereignty, levels of food insecurity, nutritional poverty, food deserts, nutricide, among others, are mobilized. With this, I intend to contribute to the discussion of the topic, from a perspective of multidimensional and socio-ecological health education and anti-racist education, politically committed, and for teaching work in basic education
Downloads
References
AFONSO, Luis Felipe Castro; CORREA, Nadia Alinne Fernandes; SILVA, Hilton Pereira. Segurança Alimentar e Nutricional em comunidades quilombolas no Brasil: uma revisão da literatura indexada. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 27, p. e020003, 2019. https://doi.org/10.20396/san.v27i0.8652861
AFRIKA, Llaila. Nutricide: The Nutritional Destruction of the Black Race. New York: EWorld Inc., 2013.
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
ANDRADE JUNIOR, Luis Auricieres G.; CARVALHO, Paulo Henrique R.; SILVA, Tiely Cristina R. Ecologia no combate à fome. In: GALIETA, Tatiana (Org.). Sequências didáticas para educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Ananindeua: Itacaiúnas, 2022. Disponível em: https://editoraitacaiunas.com.br/produto/sequencia-didatica-educacao/. Acesso em: 05 fev. 2024.
ARAÚJO, Maria do Socorro Gomes; LIMA FILHO, Domingos Leite. Cultura, trabalho e alimentação em comunidades negras e quilombolas no Paraná. Ateliê Geográfico, v. 6, n. 3, ed. esp., p. 113-131, 2012. https://doi.org/10.5216/ag.v6i3.21060.
AQUECIMENTO global e a produção agrícola no Brasil. Embrapa/Unicamp. Disponível em: https://www.agritempo.gov.br/climaeagricultura/causa-e-efeito.html#:~:text=Por%20um%20lado%2C%20a%20agricultura,estufa%20provocadas%20por%20atividades%20humanas. Acesso em: 04 fev. 2024.
AULER, Décio. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, n. esp., p. 1-20, 2007. Disponível em: https://bit.ly/42NctxC. Acesso em: 4 fev. 2024
AULER, Décio; BAZZO, Walter Antônio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100001
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 122-134, 2001. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030203
BRASIL, Ministério da Saúde. Insegurança alimentar e nutricional. 14 dez. 2022. Atualizado em 18 jan. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/glossario/inseguranca-alimentar-e-nutricional. Acesso em: 23 jan. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 25 jan. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 11.365, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 25 jan. 2024.
BRASIL DE FATO. BdF explica: Por que a fome cresce enquanto o agronegócio bate recordes no Brasil. 2021. Vídeo (6min44s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mcKTaYOIhis&t=1s. Acesso em: 08 fev. 2024.
CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. 10. ed. Rio de Janeiro: Antares, 1946/1984.
CONRADO, Dália Melissa. Questões Sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017. 237 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24732
CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Princípios e diretrizes de uma política nacional de segurança alimentar e nutricional: Textos de referência da II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília: CONSEA, 2004. Disponível em: https://bit.ly/3GmDpvg. Acesso em: 14 fev. 2024.
CRISE financeira: entregador por aplicativo que mora em São Gonçalo dorme nas ruas do Rio para economizar. G1, 28/06/2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/06/28/crise-financeira-entregador-por-aplicativo-que-mora-em-sao-goncalo-dorme-nas-ruas-do-rio-para-economizar.ghtml. Acesso em: 07 fev. 2024.
DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande: EDUEPB, 2014. Disponível em: https://books.scielo.org/id/7hbdt. Acesso em: 05 fev. 2024.
EFEITOS da mudança climática para o agronegócio pelo mundo. Estadão, 10/10/2023. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/saude-no-campo/efeitos-da-mudanca-climatica-para-o-agronegocio-pelo-mundo/. Acesso em: 04 fev. 2024.
‘ENTREGANDO comida, passando fome’: a realidade dos entregadores de apps. Instituto Humanitas Unisinos, 02/07/2020. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/600544-entregando-comida-passando-fome-a-realidade-dos-entregadores-de-apps. Acesso em: 07 fev. 2024.
FAO. Food and Agriculture Organization of the United Nations. The state of food security and nutrition in the world. Roma, Itália: FAO/IFAD/UNICEF/WFP/WHO, 2023. Disponível em: https://www.fao.org/3/cc3017en/cc3017en.pdf. Acesso em: 08 fev. 2024.
FERNANDES, Rebeca C. A. Inovações pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). 2015. 397 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2015.
FÓRUM MUNDIAL SOBRE SOBERANIA ALIMENTAR. Declaração Final. Havana, Cuba, 7 set. 2001. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/declaracion-final-del-foro-mundial-sobre-soberania-alimentaria. Acesso em: 4 fev. 2024.
GRIGORI, Pedro. Afinal, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo? Agência Pública, Repórter Brasil. CEE-Fiocruz, 03/07/2019. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=node/1002. Acesso em: 04 fev. 2024.
HESS, Sonia Corina; NODARI, Rubens. Agrotóxicos no Brasil: panorama dos produtos entre 2019 e 2022. Ambientes em Movimento, v. 2, n. 2, p. 39-52, 2022. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/am/article/view/5484. Acesso em: 07 fev. 2024.
JESUS, Vanessa M. B. Ressignificação de tecnologia: transição agroecológica e tecnologia social a luz dos aportes da filosofia da tecnologia. In: NEDER, Ricardo T.; COSTA, Flavio Murilo P. (Orgs.). Ciência, tecnologia, sociedade (cts) na construção da agroecologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina / NEPEAS – Nucleo Agroecologia UnB, 2014.
KLEIN, Sabrina Gabriela et al. Abordagem temática na educação básica: um olhar para as diferentes modalidades nas aulas de ciências da natureza. Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 2, p. 139-164, 2020. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1208. Acesso em: 25 jan. 2024.
KONCHINSKY, Vinicius. Brasil usa mais agrotóxico que Estados Unidos e China juntos. Brasil de Fato, 05/02/2024. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/02/05/brasil-usa-mais-agrotoxicos-que-estados-unidos-e-china-juntos#:~:text=De%20acordo%20com%20os%20dados,%E2%80%93%2C%20vem%20em%20terceiro%20lugar.&text=O%20Brasil%20usa%2010%2C9,(10%20mil%20m2). Acesso em: 07 fev. 2024.
MARTINS, Liziane. Abordagens da saúde em livros didáticos de biologia: análise crítica e proposta de mudança. 2017. 165f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador, BA, 2017. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22536
MEDEIROS, Luciana P.; ROTTA, Jeane Cristina G. As perspectivas de abordagem da alimentação saudável na educação em ciências: uma revisão bibliográfica. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 7., 2021, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande, PB: Realize, 2021. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81414. Acesso em: 30 jan. 2024.
NODARI, Rubens Onofre; GUERRA, Miguel Pedro. Implicações dos transgênicos na sustentabilidade ambiental e agrícola. História, Ciências, Saúde, v. 7, n. 2, 2000. https://doi.org/10.1590/S0104-59702000000300016.
NUVENS de veneno. Direção de Beto Novaes. Produção: Terra Firme, VideoSaúde e MP2 Produções. 2013. Vídeo (22min41s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jZ1QUAxFaxs. Acesso em: 04 fev. 2024.
O GLOBO. Desnutrição atinge cerca de 50% de crianças Yanomami de até 5 anos monitoradas pelo SUS. Brasília, 14/02/2023. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/02/14/desnutricao-atinge-cerca-de-50percent-de-criancas-yanomamis-de-ate-5-anos-monitoradas-pelo-sus.ghtml. Acesso em 02 fev. 2024.
O MUNDO segundo a Monsanto [Le monde selon Monsanto]. Direção de Marie-Monique Robin. 2008. Vídeo (108 min).
OCTAVIANO, Carolina. Muito além da tecnologia: os impactos da Revolução Verde. ComCiência, n. 120, p. 1-3, 2010. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000600006&lng=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.
OLIVEIRA, Fernanda Flavia de. Educação nutricional em uma proposta CTS: desafios e possibilidade. 2018. 207f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2018. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52622
PEREIRA, Leonel M. Modelo de formação de preços de commodities agrícolas aplicado ao mercado de açúcar e álcool. 209f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2009.
PINHÃO, Francine; MARTINS, Isabel. Cidadania e ensino de ciências: questões para o debate. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 9-29, 2016. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180301
PORTAL FIOCRUZ. Pesquisadora do IFF/Fiocruz analisa o quadro de desnutrição das crianças yanomami. Agência Fiocruz de Notícias, 10/02/2023. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisadora-do-iff/fiocruz-analisa-o-quadro-de-desnutricao-das-criancas-yanomami. Acesso em: 02 fev. 2024.
PRATO CHEIO. O agro brasileiro alimenta o mundo? O Joio e o trigo. 11 ago. 2022. Podcast. Disponível em: https://ojoioeotrigo.com.br/2022/08/o-agro-brasileiro-alimenta-o-mundo-drops-eleicoes-2022/. Acesso em: 08 fev. 2024.
REDE PENSSAN. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil: II VIGISAN: relatório final/Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar – PENSSAN. -- São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert: Rede PENSSAN, 2022. Disponível em: https://olheparaafome.com.br/. Acesso em: 26 jan. 2024.
RODRÍGUEZ, Andrei Steveen S. M.; DEL PINO, José Claudio. Abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS): perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na América Latina. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 1-21, 2017. https://doi.org/10.35819/tear.v6.n2.a2490
SALGADO, Carlos Antonio B. Segurança alimentar e nutricional em terras indígenas. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, v. 4, n. 1, p. 131-186, 2007. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/populacao-indigena/artigos_teses_dissertacoes/04-carlos_antonio_bezerra_salgado-seguranca_alimentar_e_nutricional_em_terras_indigenas.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
SANTANA, Tainam A.; BASTOS, Ana Paula S.; TEIXEIRA, Paulo Marcelo. M. Nossa alimentação: análise de uma sequência didática estruturada segundo referenciais do Movimento CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 105-122, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4304. Acesso em: 17 jan. 2024.
SANTOS, Manoela A. P.; OLIVEIRA, Maria de Fátima A.; MEIRELLES, Rosana M. S. Dez anos do tema “Alimentação e Nutrição” na escola: uma revisão em revistas da área de ensino. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2015, Niterói. Anais [...]. Niterói: MGSC, 2015. p. 828-833. Disponível em: https://regional2.sbenbio.org.br/publicacoes/anais_VII_erebio.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação Científica Humanística em Uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426. Acesso em: 24 jan. 24.
SANTOS, Wildson Luiz P.; MORTIMER, Eduardo F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007
SANTOS, Wildson Luiz P.; MORTIMER, Eduardo F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, dez. 2002. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202
SANTOS, Wildson Luiz P.; MORTIMER, Eduardo F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/355/222. Acesso em: 25 jan. 2024.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SCHEUNEMANN, Camila Maria B.; LOPES, Paulo Tadeu C. Alimentação humana no ensino de Ciências em uma perspectiva multidimensional: concepções de alunos do Ensino Fundamental. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 12, n. 3, p. 64-85, 2019. https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a21658
SEGALL-CORRÊA, Ana Maria; MARIN-LEON, Letícia. A Segurança Alimentar no Brasil: proposição e usos da Escala Brasileira de Medida da Insegurança Alimentar (EBIA) de 2003 a 2009. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 16, n. 2, p. 1-19, 2009. https://doi.org/10.20396/san.v16i2.8634782
SILVA, Ana Paula R. et al. Alimentação saudável: um estudo sobre as possibilidades metodológicas a partir dos pressupostos da Educação CTS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8. 2021. Anais [...]. Campina Grande, PB: Realize, 2021. p. 1-11. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV155_MD1_SA108_ID130_17072021104455.pdf. Acesso em: 17 jan. 2024.
SILVA, Nádja; SANTOS, Thayonara. Nutricídio da população negra em tempos de Covid-19: analisando os impactos do encontro de crises no Brasil atual. Áltera, n. 14, e01407, p. 1-25, 2022. https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2022.n14.64986.
SORIMA NETO, João. Mudanças climáticas afetam o agronegócio e aumentam a demanda por seguros no campo. O Globo, 31/10/2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2023/10/31/mudancas-climaticas-afetam-agronegocio-e-aumentam-a-demanda-por-seguros-no-campo.ghtml. Acesso em: 04 fev. 2024.
TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento CTS no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200003
VITORIA, Julia. Alimento: ritual e saber ligado à ancestralidade. Periferia em Movimento, 22 set. 2020. Disponível em: https://periferiaemmovimento.com.br/alimentoancestral/. Acesso em: 23 jan. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Tatiana Galieta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.




