O sentido como máquina de guerra contra a naturalização do psíquico

Autores

  • Rosane Zétola Lustoza

Palavras-chave:

Psychoanalysis, Lacan, meaning, causality, naturalization.

Resumo

Este trabalho discute como a adoção do conceito de sentido permitiu a Lacan renovar a condução da praxis analítica. Recorrendo à obra de Lacan e comentadores, o conceito de sentido será investigado em seu  duplo aspecto, tanto crítico -  como forma de combate às propostas de naturalização do psíquico -  quanto propositivo -  como responsável pelo estabelecimento da intersubjetividade como dimensão fundamental da experiência clínica. Embora admitindo que Lacan posteriormente tenha subordinado o sentido à estrutura, abandonando a noção de intersubjetividade, o artigo examina o legado da teoria do sentido para a psicanálise. Sua principal contribuição foi o combate à naturalização do sujeito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosane Zétola Lustoza
    Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2009-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O sentido como máquina de guerra contra a naturalização do psíquico. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 21, n. 1, p. 87–100, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/4729. Acesso em: 12 dez. 2025.