Cisões, silêncios e alguns ruídos: considerações acerca da subjetividade, cidade e modernidade

Autores

  • Ana Cabral Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

subjetividade, espaços urbanos, modernidade

Resumo

Partindo de uma questão sedimentada no campo da psicologia - a interação entre indivíduo e espaço - pretendemos recuar um passo e problematizar o entendimento do que seria esta própria articulação. Tradicionalmente tomada como influência mútua entre objetos estanques e bem delimitados, pretendemos mostrar, por meio da análise das articulações entre modos de subjetivação e espaços urbanos na modernidade, que nenhum dos dois existe como dados. Para tanto, apontaremos que a racionalização do espaço e a individualização da existência são tecidos na trama de relações fragmentadas, cindidas, que marcam a experiência moderna, o que os dissolve, os dessacraliza de sua a-historicidade, de sua inexorabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Psicóloga, Doutoranda em Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ, Mestre em Estudos da Subjetividade pelo Programa de Pós Graduacao de psicologia da UFF. Professora substituta do departamento de psicologia da UFF

Publicado

2009-09-16

Edição

Seção

Dossiê Cidades

Como Citar

Cisões, silêncios e alguns ruídos: considerações acerca da subjetividade, cidade e modernidade. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 21, n. 2, p. 237–252, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/4745. Acesso em: 12 dez. 2025.