A mulher junto às criminologias: de degenerada à vítima, sempre sob controle sociopenal

Autores/as

  • Simone Martins Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

criminologia, mulher, estigma, sistema penal

Resumen

Este artigo apresenta figuras referentes à mulher junto às criminologias, bem como discute suas repercussões no código penal brasileiro. É identificada na criminologia positivista a figura da criminosa nata relacionada à prostituição, à mulher masculinizada e à atávica; bem como da vítima, seja ela criminosa por dependência do homem, seja pela necessidade de proteção do Estado. Estas figuras têm em comum o fato de servirem ao controle social da mulher. Em oposição, na criminologia feminista se verifica a figura da mulher emancipada, que não busca no direito penal a solução de conflitos que são de ordem social, econômica e política.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Simone Martins, Universidade Federal de Santa Catarina
    Psicóloga e Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro-fundadora do Grupo de Psicologia Jurídica de Santa Catarina.

Publicado

2009-06-22

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

A mulher junto às criminologias: de degenerada à vítima, sempre sob controle sociopenal. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 21, n. 1, p. 111–124, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/4731. Acesso em: 13 dec. 2025.