Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis

Autores/as

  • Fernanda Costa-Moura UFRJ/PPGTP

Palabras clave:

Psicanálise, Sujeito, Ciência, Real, Ato

Resumen

Partindo da distinção entre ler, escrever e perder como formas de conhecimento (mathesis), proposta por Lacan no seminário O ato psicanalítico, o trabalho discerne a constituição do real e do sujeito em cada uma destas vias de apreensão douta relacionando a primeira à reminiscência, a segunda à ciência e situando a terceira como o próprio da psicanálise. Enfatizando o reviramento efetuado sobre a noção de saber em sua articulação e aproveitamento no campo psicanalítico, conclui-se que a práxis psicanalítica implica necessariamente uma perda que incidirá para o sujeito no nível de suas relações com o saber e com o ato.

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Biografía del autor/a

  • Fernanda Costa-Moura, UFRJ/PPGTP

    Psicanalista, Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica. Professora do Programa de PG em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia - UFRJ. Doutora em Psicologia Clínica, PUC-RIO.

Publicado

2010-08-30

Número

Sección

Dossiê Psicanálise: Work in Progress

Cómo citar

Ler, escrever, perder: psicanálise e mathesis. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 22, n. 2, p. 269–284, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/4796. Acesso em: 15 dec. 2025.