Barcelona, posa’t guapa

Auteurs-es

  • Károl Veiga Cabral
  • Márcio Mariath Belloc

Mots-clés :

experiência urbana, resistência, comunicação, intervenção política, acontecimento.

Résumé

A partir de um percurso por Barcelona, assumindo a postura do flâneur, buscamos refletir sobre a constituição de propostas distintas de viver de habitar a cidade. A primeira se refere a um projeto institucional que se impõe, propondo um modelo Barcelona Guapa, na qual se pode observar uma clara tentativa de privatizar e domesticar uma cidade. A segunda diz respeito às formas de resistência possíveis a esta tentativa institucional. O percurso, que se inicia em um bairro às margens do Mediterrâneo, tem seu apogeu no coração da cidade, um lugar de pluralidade, espaço de criação, invenção e resistência chamado Radio Nikosia.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Károl Veiga Cabral

    Doutoranda em Antropologia pela Universitat Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha; Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; membro da Asociación Cultural Radio Nikosia.

  • Márcio Mariath Belloc

    Doutorando em Antropolgia pela Universitat Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha; Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; membro da Asociación Cultural Radio Nikosia.

Publié

2009-09-16

Numéro

Rubrique

Dossiê Cidades

Comment citer

Barcelona, posa’t guapa. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 21, n. 2, p. 263–274, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/fractal/article/view/4747. Acesso em: 15 déc. 2025.