MAPEAMENTO COLABORATIVO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DO PARQUE ESTADUAL DO GRAJAÚ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2023.v25i55.a57999

Palavras-chave:

Mapeamento Colaborativo, Unidade de Conservação, Educação ambiental

Resumo

O Parque Estadual do Grajaú - PEG é uma importante Unidade de Conservação - UC localizada na cidade do Rio de Janeiro – RJ, no bairro do Grajaú. O presente estudo mapeou a infraestrutura do Parque, árvores que configuram pontos de interesse à visitação e os limites, adotando o mapeamento colaborativo dos gestores, voluntários e visitantes como base. Os produtos gerados disponibilizaram atividades para a promoção da educação ambiental aos frequentadores do PEG.  O principal interesse do trabalho é destacar aos gestores e visitantes a necessidade para um maior cuidado com o PEG e o reconhecimento de seus recursos, bem como propor um sistema de registro de dados em apoio às atividades dos gestores do Parque. A atividade criada denomina-se “Rota das Árvores”, percurso que chama atenção para as principais árvores e palmeiras da área social dessa UC e sua estrutura de uso público. Os limites gerados foram submetidos e aprovados para inserção na base de dados da empresa Google, e posteriormente foi possível criar uma representação no MyMaps, (na plataforma Google Maps), que deverá auxiliar nas visitas guiadas e atividades de educação ambiental com os visitantes do Parque e da comunidade em geral. O mapeamento colaborativo foi fundamental para a criação das atividades e identificação das estruturas internas do Parque. As maiores dificuldades enfrentadas consistem no ajuste dos dados para o mapeamento e a aprovação pela Google para os limites propostos. No primeiro caso havia uma farta disponibilidade de registros sobre o parque gerado pelos moradores e visitantes e muito não pode ser utilizado pois demandaria adequações e conversões. Esse processo ainda será considerado em etapa futura da pesquisa. No segundo caso, houve uma forte exigência para o aceite de limites gerados por terceiros que não são funcionários ou colaboradores diretos da Google. Apesar disso o registro foi feito de o MyMaps pode ser gerado. O trabalho pretende avançar para a inclusão de novas feições ampliando a visibilidade da área de estudo junto a comunidade e pela gestão de seus espaços públicos.

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Biografia do Autor

  • Elizabeth Rocha de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Doutoranda do Departamento de Pósgraduação em Geografia da UFF

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Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Dossiê - Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro

Como Citar

MAPEAMENTO COLABORATIVO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DO PARQUE ESTADUAL DO GRAJAÚ. GEOgraphia, Niterói, v. 25, n. 55, 2023. DOI: 10.22409/GEOgraphia2023.v25i55.a57999. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/geographia/article/view/57999. Acesso em: 6 dez. 2025.