For the teaching of Brazilian Portuguese as an additional language in Egypt

Authors

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maged Talaat Mohamed Ahmed Elgebaly Aswan University
  • Ana Lúcia de Medeiros Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33481

Keywords:

Applied Linguistics. Foreign Policy. Education. History.

Abstract

We describe a confluence of historical, economic, pedagogical and subjective factors underlying the policy of teaching Brazilian Portuguese as an additional language in the academic context at an Egyptian university. This research is situated in the indisciplinary field of Applied Linguistics and it is characterized as a theoretical study informed by student writing and field observations. Considering the local cultural context, we show a theoretical guide for the elaboration of a critical pedagogical proposal aiming at a libertarian education. 

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a851

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras), no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Na graduação, leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura e formação de professores. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. É Segundo Secretário da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB (Biênio 2016-2017). (Texto informado pelo autor)


  • Maged Talaat Mohamed Ahmed Elgebaly, Aswan University
    Atualmente, coordenador do Departamento de Língua Portuguesa na Faculdade de Idiomas e Tradução na Universidade de Assuão. Possui doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (2012), doutorado (homologado pela USP) em Tradução pela Ain Shams University (2011), mestrado em Lingüística pelo Instituto Caro y Cuervo (2005), e licenciatura em Língua Espanhola e Língua Árabe pela Ain Shams University, Egito (1999). Parecerista de revistas científicas nas áreas de Teorias do discurso, Leitura, Produção Textual e Linguística Aplicada ao ensino do português, espanhol e árabe para estrangeiros, Teoria literária, Tradução, Literaturas de Língua Portuguesa e relações internacionais, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira Contemporânea e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Também, é coordenador do Protocolo de Cooperação entre Aswan University e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do acordo de cooperação entre Aswan University (Egito) e a Universidade Federal de Tocantins (UFT), envolvendo especialmente atividades acadêmicas em torno do ensino de Português como Língua Adicional.
  • Ana Lúcia de Medeiros, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013). Realizou estágio doutoral no ISCTE/IUL em Lisboa - PT (2012). Foi pró-reitora de administração e Finanças da UFT (2004/2009) e pró-reitora de avaliação e planejamento (2012 até abril de 2015). Atualmente é diretora do Câmpus Universitário de Palmas e professora adjunto III - do curso de ciências econômicas, do mestrado profissional em gestão de políticas públicas e do mestrado profissional em Administração Pública da UFT -. Foi coordenadora da área temática: trabalho, organização e sociedade da divisão dos Estudos Organizacionais da Anpad (Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração), parecerista de revistas científicas na área de ciências administrativas, avaliadora da divisão de Estudos Organizacionais da Anpad. Tem experiência na área de planejamento, avaliação, gestão e finanças em universidade pública. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Estudos organizacionais na perspectiva crítica - gestão, dignidade e cidadania organizacional;Gestão e finanças públicas com especial atenção para a educação; Dignidade, financiamento das políticas públicas e desenvolvimento regional.

Published

2017-07-13

How to Cite

For the teaching of Brazilian Portuguese as an additional language in Egypt. (2017). Gragoatá, 22(42), 473-498. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33481