Dois Guillermos, várias fronteiras: performances de identidade transnacional em Guillermo Verdecchia e Guillermo Gómez-Peña

Autores/as

  • Sonia Torres Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palabras clave:

arte performática, sujeitos diaspóricos, identidades políticas interamericanas

Resumen

Através do diálogo (muitas vezes implícito) com textos críticos que problematizam construções identitárias latino-americanas e Latinas como sendo fluidas entre si, este ensaio analisa a representação de identidades americanas fronteiriças, ou em trânsito, por parte de dois intelectuais que optam por identificar-se tanto como latino-americanos exilados quanta Latinos: os autores e atores performáticos Guillermo Gómez-Peña, mexicano assumidamente "chicanizado"; e Guillermo Verdecchia, canadense de origem argentina. Buscarei argumentar, ao longo deste trabalho, que a categoria Latino serve aos propósitos políticos dos artistas, em cujas performances "identidade" e uma forma de identificação informada por um vasto repertório de americanidades múltiplas, e em constante negociação.

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Biografía del autor/a

  • Sonia Torres, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professora de Literaturas Hispânicas na Universidade Federal Fluminense. É autora de Nosotros in USA (Rio de Janeiro: Zahar) e organizadora da coletânea interdisciplinar Raízes e rumos (Rio de Janeiro:7Letras), além de coeditora executiva da revista interdisciplinar Transit Circle. Foi Presidente da Associação Brasileira de Estudos Americanos e Vice Presidente da International American Studies Association. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado junto à UNIRIO e ao PACC [Programa Avançado de Cultura Contemporânea/UFRJ].

Publicado

2005-12-18

Número

Sección

Artigos de Literatura

Cómo citar

Dois Guillermos, várias fronteiras: performances de identidade transnacional em Guillermo Verdecchia e Guillermo Gómez-Peña. (2005). Gragoatá, 9(17). https://www.periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33320