A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 E O MODERNISMO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO CULTURAL E “PRIMITIVISMO” ARTÍSTICO

Autores/as

  • Evando Batista Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33354

Palabras clave:

Semana de 22, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Antropofagia, Primitivismo

Resumen

Noventa anos depois da Semana de Arte Moderna de 1922, ocorrida em São Paulo, este texto discute suas relações com as vanguardas europeias, bem como alguns de seus desdobramentos. São destacados o projeto estético e o projeto político que orientaram o modernismo brasileiro. Finalmente, expõe-se o vínculo entre uma das vertentes do movimento modernista, a Antropofagia, e o “primitivismo” estético e cultural europeu, em movimentos como Fauvismo e Dada.

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Biografía del autor/a

  • Evando Batista Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras

    Evando Nascinento, professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, é autor de diversos livros, entre os quais: Derrida e a Literatura (edUFF) e Clarice Lispector: Uma Literatura Pensante (Civilização Brasileira). Já realizou palaestras e minstrou cursos em várias universidades nacionais e internacionias: USP, UFMG, Université de Paris, Universidade de Manchester.

     

     

Publicado

2015-12-29

Número

Sección

Artigos de Literatura

Cómo citar

A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 E O MODERNISMO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO CULTURAL E “PRIMITIVISMO” ARTÍSTICO. (2015). Gragoatá, 20(39). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33354