Patrick Chamoiseau: etnografia e ficção

Auteurs

  • Jovita Maria Gerheim Noronha UFJF

Mots-clés :

etnografia, ficção, metaetnografia

Résumé

Este trabalho busca mostrar como, na obra do escritor martinicano Patrick Chamoiseau, se conjugam etnografia e literatura. A tentativa de reconstituição etnográfica do autor em seus romances não apenas demonstra um esforço visando repertoriar a cultura popular de seu país, mas também encena uma situação de pesquisa de campo, num procedimento que pode ser considerado meta etnográfico e que, numa perspectiva mais ampla, acaba por colocar em questão os próprios paradigmas da disciplina.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Jovita Maria Gerheim Noronha, UFJF
    Doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense, é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicações recentes:: "Le Dépotoir de Maria Carolina de Jesus", "De 1'oralité à la littérature: les affres d'un Marqueur de paroles","Patrick Chamoiseau: da crioulidade à crioulização" e "Identidade nacional e identidade cultural".

Téléchargements

Publiée

2005-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura

Comment citer

Patrick Chamoiseau: etnografia e ficção. (2005). Gragoatá, 10(19). https://www.periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33267