Efeitos do contato entre categorias fonéticas distintas em contextos de imigração: uma revisão sobre o atrito de língua materna

Auteurs

  • Felipe Flores Kupske Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33464

Mots-clés :

Imigração. Atrito Linguístico. VOT.

Résumé

Ainda são poucos os estudos, sobretudo no Brasil, que buscam investigar o processo de perda da língua materna não patológica e não relacionada ao envelhecimento saudável, aqui tida como atrito linguístico, fenômeno frequente na produção e percepção dos sons da fala por imigrantes. Este trabalho de cunho qualitativo e bibliográfico, então, tem como objetivo apresentar um panorama sobre o atrito linguístico e sobre os efeitos do contato entre categorias fonéticas distintas na produção do Voice Onset Time por imigrantes em contexto de L2 dominante, buscando também discutir o caráter dinâmico da linguagem e popularizar essa área de investigação.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a903

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Felipe Flores Kupske, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Linguística Aplicada pela UFRGS, com período sanduíche na University College London (Inglaterra). Professor do Departamento de Letras Germânicas da UFBA. Membro do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO - UFRGS). Atua nos seguintes grupos de pesquisa (CNPq): Fonética e Fonologia Aplicadas à Língua Estrangeira (UFSC); Ensino e formação de professores (Unochapecó); e Estudos Linguísticos e Literários (Unochapecó).

Téléchargements

Publiée

2017-07-13

Comment citer

Efeitos do contato entre categorias fonéticas distintas em contextos de imigração: uma revisão sobre o atrito de língua materna. (2017). Gragoatá, 22(42), 85-106. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33464