Application of Digital Technologies in Health Literacy in situations of Social Isolation: A systematic review
DOI:
https://doi.org/10.22409/ijosd.v3i68.63219Resumo
Objetivo: A alfabetização em saúde diz respeito à capacidade dos indivíduos adquirirem, compreenderem e, consequentemente, agirem de acordo com a informação que lhes é fornecida para tomarem decisões adequadas relativamente ao seu estado de saúde. Cerca de metade da população europeia tem um baixo nível de alfabetização em saúde. Adicionalmente, dado o agravamento do estado de isolamento vivido pela pandemia de COVID-19, o objetivo desta revisão sistemática foi analisar o impacto das tecnologias digitais na alfabetização em saúde em situações de isolamento social.
Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática seguindo as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). As estratégias de busca basearam-se na questão PICO: “Em contextos de isolamento social (P), qual o impacto (C) das tecnologias digitais (I) na melhoria da alfabetização em saúde (O)?” Uma extensa pesquisa eletrônica foi realizada em três bases de dados (PubMed/MedLine, Cochrane e Web of Science (WoS)). Foram incluídos artigos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol de 2011 a 2021; que abordaram o isolamento social, institucionalizado ou com patologias que provocam necessidade de dependência e cuidados de outrem, estudos que avaliem o impacto das novas tecnologias na melhoria da alfabetização em saúde, estudos que comparem aspetos relacionados com estratégias de aplicação da alfabetização em saúde utilizando novas tecnologias, estudos que demonstraram o impacto das novas tecnologias na melhoria da alfabetização em saúde das populações em isolamento social, e todo o tipo de estudos, centrando-se essencialmente em estudos observacionais, estudos analíticos, estudos quase-experimentais e experimentais.
Resultados: Treze artigos em texto completo foram incluídos no estudo. As tecnologias digitais foram consideradas parte intrínseca do quotidiano das pessoas, apresentando inúmeras vantagens: permitir maior contacto com familiares e amigos, proporcionar um momento de lazer e aquisição de conhecimento, e contacto com profissionais de saúde. Desta forma, as novas tecnologias têm permitido aumentar a alfabetização em saúde dos utilizadores devido ao seu fácil acesso à informação sobre diversas patologias e medidas de promoção da saúde.
Conclusão: É possível concluir que a existência de indivíduos com acesso aos meios digitais mais capazes de adquirir informação sobre patologias, sua prevenção e tratamento está relacionada com melhores condições de saúde. Assim, a motivação dos profissionais de saúde para que os pacientes utilizem recursos tecnológicos no componente saúde é essencial. Além disso, a constante partilha de informação na internet, aliada ao conceito de telessaúde e ao acompanhamento personalizado por profissionais da área, tem enfatizado a importância do conhecimento e da literacia em saúde.