Spillover de liquidez no mercado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i2.11169Abstract
Este estudo objetiva analisar o impacto de choques de iliquidez entre mercados, dentro do contexto brasileiro, tomando os mercados de Fundos de Investimento, Títulos do Tesouro Nacional, Poupança e Depósitos a Prazo (CDB), através de um modelo de Auto-regressão Vetorial (VAR). Tomando como proxy para iliquidez a medida de Amihud (2002), utilizou-se seis variáveis endógenas no modelo VAR, uma para a iliquidez de cada mercado, além de quatro exógenas, as quais referem-se basicamente a retornos e volatilidades destes mercados. As funções de impulso-resposta demonstram que há co-movimentos de iliquidez entre alguns mercados, mas que as maiores respostas de um mercado ocorrem devido a choques no próprio mercado, dando indícios da existência de influência de variáveis extrínsecas. Também verificou-se que a variação da iliquidez dos mercados livres de risco não causa a variação da iliquidez dos mercados de risco e vice-versa, com apenas uma exceção.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

