Mapeando a produção científica sobre Economia Criativa em periódicos nacionais e internacionais de 2000 a 2013

Autores

  • Aline Santos de Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i4.11190

Resumo

Os estudos sobre a economia criativa tem crescido significativamente em muitas economias desenvolvidas e em desenvolvimento e pesquisas sobre essa temática estão cada vez mais institucionalizadas. Este estudo pretende descrever e analisar a produção cientifica que aborda esta temática em periódicos nacionais e internacionais publicados no período entre 2000 a 2013. Especificamente pretende apontar as principais temáticas e teorias abordadas nos estudos nacionais e internacionais e analisar as abordagens metodológicas adotadas nesses estudos.  A amostra foi constituída de noventa e uma publicações obtida pela busca no portal de Periódicos Capes.  Constatou-se que as publicações nacionais são mais voltadas para a indústria cultural, tem como tema central a educação, a abordagem teórica mais adotada é a Teoria Crítica e são, essencialmente, teóricos. Por sua vez; as publicações internacionais são direcionadas para a indústria criativa, tem como tema central a gestão dessas indústrias, a abordagem teórica mais utilizada é a Teoria do Capital Criativo e são, em sua maioria, teórico-empíricos.  Destaca-se o aumento no número de publicações ao longo dos anos, a diversidade de temáticas abordadas e o baixo índice de artigos quantitativos. Com base em conclusões, limitações e implicações encontradas nas publicações analisadas, são apresentadas sugestões para futuros estudos, de modo a contribuir para a consolidação do campo de estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Santos de Almeida, Universidade Federal de Sergipe
    Mestranda do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe
    Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro.  Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo em Turismo na HEC Canadá (2007). Professora do Mestrado em Administração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe.  
  • Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe
    Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professora da graduação do curso de Administração da UFS desde 1997 e no mestrado em Administração desde 2011.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos/Papers