Mapeando a produção científica sobre Economia Criativa em periódicos nacionais e internacionais de 2000 a 2013
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i4.11190Abstract
Os estudos sobre a economia criativa tem crescido significativamente em muitas economias desenvolvidas e em desenvolvimento e pesquisas sobre essa temática estão cada vez mais institucionalizadas. Este estudo pretende descrever e analisar a produção cientifica que aborda esta temática em periódicos nacionais e internacionais publicados no período entre 2000 a 2013. Especificamente pretende apontar as principais temáticas e teorias abordadas nos estudos nacionais e internacionais e analisar as abordagens metodológicas adotadas nesses estudos. A amostra foi constituída de noventa e uma publicações obtida pela busca no portal de Periódicos Capes. Constatou-se que as publicações nacionais são mais voltadas para a indústria cultural, tem como tema central a educação, a abordagem teórica mais adotada é a Teoria Crítica e são, essencialmente, teóricos. Por sua vez; as publicações internacionais são direcionadas para a indústria criativa, tem como tema central a gestão dessas indústrias, a abordagem teórica mais utilizada é a Teoria do Capital Criativo e são, em sua maioria, teórico-empíricos. Destaca-se o aumento no número de publicações ao longo dos anos, a diversidade de temáticas abordadas e o baixo índice de artigos quantitativos. Com base em conclusões, limitações e implicações encontradas nas publicações analisadas, são apresentadas sugestões para futuros estudos, de modo a contribuir para a consolidação do campo de estudo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

