A Compreensão dos Estudantes sobre o conceito de Passivo Ambiental: Um estudo nos Cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba.

Autori

  • Raimundo Nonato Lima Filho
  • Adriano Leal Bruni
  • Sonia Maria da Silva Gomes

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i1.11119

Abstract

O objetivo deste trabalho foi verificar a compreensão dos estudantes dos Cursos Ciências Contábeis em Salvador – (SSA-BA) sobre o conceito de passivo ambiental. Além do mais, busca entender como o ensino da disciplina Teoria da Contabilidade contribui na discussão desse conceito, investiga ainda se existe relação entre o nível de discussão percebido e a titulação do docente e, se há relação entre o nível de discussão percebido e o tipo da instituição de ensino, classificado como privada ou pública. Aplicou-se um questionário para uma amostra de 591 estudantes matriculados nos cursos de Ciências Contábeis, no primeiro semestre de 2009. Os resultados encontrados indicam que os estudantes têm pouco conhecimento sobre o tema. Todavia, os estudantes de instituições públicas demonstram uma compreensão sobre os conceitos de passivo ambiental. Em relação à titulação do professor, notou-se um acréscimo na discussão quando a titulação é elevada de Especialista para Mestre e ainda mais significativa quando elevada de Mestre para Doutor. Conclui-se, assim, que é preocupante o baixo nível de compreensão dos estudantes sobre esse tema e que tanto a variável titulação do docente, quanto tipo da IES influencia na ocorrência de respostas com nível de discussão mais elevado acerca dos tópicos abordados.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Raimundo Nonato Lima Filho

    Doutor em Administação (UFBA)

    Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

  • Adriano Leal Bruni

    Doutor em Administração (USP)

    Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

  • Sonia Maria da Silva Gomes

    Doutora em Engenharia de Produção (UFSC)

    Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Pubblicato

2013-03-31

Fascicolo

Sezione

Artigos/Papers