Resposta emocional à publicidade em mídias sociais

Autores/as

  • Ivanete Schneider Hahn Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Carolina Serpa Fagundes De Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Régis Scheid Faculdade de Itapiranga (FAI)

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11252

Resumen

Este estudo partiu da lacuna teórica de que as investigações sobre a publicidade em mídias sociais não costumam descrever as emoções dos consumidores sobre os anúncios. Deste modo, se propôs a descrever as respostas dos consumidores para anúncios reais expostos em duas comunidades de marca no Facebook: uma de marca icônica e a outra de uma marca local. Foram conduzidos dois levantamentos de campo, sendo que o primeiro ocorreu com 985 seguidores da marca icônica e o segundo com 233 consumidores da marca local. Os resultados permitem concluir que (1) o tipo de anúncio parece não influenciar diretamente o desejo de compra/consumo do produto; (2) a crença dos seguidores a respeito da marca afeta a reação emocional aos anúncios; (3) as características sociodemográficas (escolaridade e gênero) não se mostraram significantes na análise dos anúncios.

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Biografía del autor/a

  • Ivanete Schneider Hahn, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Doutoranda em Administração e mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Administração com habilitação em Marketing e Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Itapiranga (FAI). Tem se dedicado ao ensino e pesquisa nas áreas de: estratégia empresarial, estratégia de marketing, gestão do composto de marketing, gestão internacional e marketing internacional. Possui experiência na gestão de marketing da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e em empresas da esfera privada, pública e sem fins lucrativos.
  • Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, marketing e negócios internacionais.
  • Maria Carolina Serpa Fagundes De Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/UFSM - Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações. Tem desenvolvido trabalhos na área de Administração sobre as temáticas de Internacionalização de empresas, Sustentabilidade e Marketing.
  • Régis Scheid, Faculdade de Itapiranga (FAI)
    Graduado em Administração pela Faculdade de Itapiranga (FAI) (2015). Empresário no setor de prestação de serviços.

Publicado

2016-03-31

Número

Sección

Artigos/Papers