Contribuições da pedagogia freireana aos profissionais empreendedores

Auteurs-es

  • Rosivaldo de Lima Lucena Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Wanusa Campos Centurión Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • José de Arimatéia Dias Valadão Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11156

Résumé

O objetivo deste ensaio foi analisar como a Pedagogia Freireana contribui para o desenvolvimento de profissionais empreendedores na área de Administração. A fundamentação teórica foi baseada em questões relacionadas à Pedagogia Freireana, ao empreendedorismo, à educação empreendedora e ao ensino nos cursos de Administração. Uma comparação da educação empreendedora com a pedagogia de Paulo Freire foi feita com o intuito de identificar os aspectos convergentes e possibilidades de contribuição dessa pedagogia para o desenvolvimento de profissionais empreendedores nas Instituições de Ensino Superior (IES), mais especificamente do curso de Administração. Foi identificado que a educação empreendedora enfatiza comportamentos e atitudes, envolvendo o desenvolvimento de potencialidades fundamentais em um âmbito maior que o fazer empresarial e o saber técnico científico, buscando na auto-realização a valorização do ser e da coletividade, fatores que convergem diretamente com a pedagogia proposta por Paulo Freire.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Rosivaldo de Lima Lucena, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    Prof. Ajunto III da Universidade Federal da Paraíba
  • Wanusa Campos Centurión, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Doutoranda em Administração pela UFBA
  • José de Arimatéia Dias Valadão, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutorando em Administração pela UFPE

Téléchargements

Publié

2014-03-30

Numéro

Rubrique

Ensaios/Essays