v. 20 n. 1 (2025): Pedagogia Social na Perspectiva da Conclusão de Curso
EDITORIAL RPS XX
É com alegria que disponibilizamos mais um número da Revista de Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense (RPS-UFF), desta feita, o volume vinte. Como nada realizamos sozinhos, é hora de agradecer a todos os colaboradores, nacionais e internacionais, que direta ou indiretamente participaram da concretização deste sonho. É motivo de honra poder detectar a profundidade da generosidade humana, na esfera intelectual. O mundo acadêmico, construído pelos pesquisadores da Pedagogia Social, produziu uma rede de solidariedade investigativa, capaz de dar visibilidade a uma temática de fundamental importância na atualidade.
Por incrível que possa parecer, aqui estamos no Vigésimo número com a alegria e disciplina acadêmica de sempre. Vamos caminhar na presente edição: Pedagogia Social na Perspectiva da Conclusão de Curso com os professores Suzete Orzechowski SUZETE (UNICENTRO), Érico Ribas Machado (UEPG), Daniel Fernando Bovolenta Ovigli (UFTM), acompanhados de seus respectivos orientandos, assim como alguns orientandos nossos também. Os artigos aqui disponíveis fazem parte do processo de conclusão de curso e foram eleitos por incorporarem a perspectiva da Pedagogia Social no fechamento de um ciclo de pesquisa. Os processos de convivência com outros grupos de pesquisa, para além daqueles da Universidade Federal Fluminense, propiciaram o presente volume, que nasce sob os auspícios do Projeto PIPAS-UFF (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades), que há vinte e cinco anos vem trabalhando na formação de Educadores Sociais.
Sob a ótica da Teoria dos Três As, Araújo (2025), ao afirmar que: havendo acolhimento e aceitação, haverá aprendizagem, cada um a seu tempo e em seu próprio ritmo é possível vislumbrar uma Pedagogia que seja para todos e para cada um. Trata-se de uma teoria, que aponta mais uma vez, para o que Araújo (2025), vem denominando de Engenharia Pedagógica Reversa, com propostas teórico-práticas, inclui os excluídos das salas de aula e da sociedade, comprovando ser possível a produção de uma Pedagogia Social como um direito humano (Simpósio 142- Congresso Internacional de Direitos Humanos, (Coimbra-2025). Sejam todos muito bem-vindos!
Ótima leitura!
- Margareth Martins de Araújo
- Editora Executiva
ISSN 2527-0974