Cinema de artista: cinema de atrações, cinema expandido, cinema de exposição
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.912.11-14Keywords:
cinema de artista, cinema de atrações, cinema expandidoAbstract
Ao longo de sua história, o cinema, como prática social, sofreu profundas transformações. No entanto, nenhuma delas foi tão profunda quanto a criação, por volta de 1908, da Forma cinema, isto é, do modelo narrativo-representativo-institucional (N.R.I.). Na verdade, a história do cinema se confunde com a própria história desse modelo hegemônico de espetáculo, que dura mais ou menos duas horas, que acontece em uma sala escura (sala que o cinema herdou do teatro italiano) onde assistimos à projeção de um filme (projeção resultante da invenção técnica do cinema), geralmente narrativo (narrativa cuja forma o cinema herdou do romance dos séculos XVIII/XIX).Downloads
Download data is not yet available.
References
Sem Referências.
Downloads
Published
2008-12-01
Issue
Section
DOSSIER
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
How to Cite
Cinema de artista: cinema de atrações, cinema expandido, cinema de exposição. (2008). REVISTA POIÉSIS, 9(12), 11-14. https://doi.org/10.22409/poiesis.912.11-14