Artistas de Programa: fabulações radicais de putas e michês
Dissertação de Mestrado ao PPGCA-UFF
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.61298%20Palabras clave:
Arte, Arte Contemporânea, Arte e Prostituição, Práticas estético-políticas na Arte Contemporânea, Fabulações radicais, Michês e PutasResumen
Dissertação de Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes BRAZ, Augusto. Orientador: Mariana Rodrigues Pimentel. Banca: Eliana Bortolanza/PUC-SP; Guilherme Altmayer/ESDI-UERJ; Luiz Guilherme Vergara/PPGCA; Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos/ PPGCA. Dissertação defendida no dia 08 de novembro de 2023, às 14H. Local: Xow Rumi, à Rua Benjamin Constant, 125, Bairro da Glória/Rio-RJ.
Descargas
Referencias
BORTOLANZA, E. Zonas de Promiscuidade: trottoir do
desejo sexual. Tese de doutorado defendida no Núcleo de
Estudos da Subjetividade – Pontifícia Universidade Católica
PUC SP, São Paulo, 2012; BORTOLANZA, E. Zonas de
promiscuidade: trottoir do desejo sexual In SIMÕES,
Soraya; SILVA, Hélio; MORAES, Aparecida. (Org.).
Prostituição e outras formas de amor. Niterói: Editora da
UFF, 2014 (p. 265-286).
Fabulemos! Ou como resistir à ficção. In: 28 DE MAIO,
Coletivo. VASCONCELLOS, Jorge; PIMENTEL, Mariana.
Coletivo 28 de Maio - arte e lutas minoritárias. Coleção
Teses & Ensaios Críticos. Rio de Janeiro: PPGCA-UFF/
Editora Circuito, 2023.
Expressão muito utilizada entre as pessoas que exercem o
trabalho sexual, especialmente em relação as mulheres ao
iniciarem a vida como prostituta.
BRAZ, Augusto. Artistas de Programa: fabulações
radicais de putas e michês. Dissertação de Mestrado
apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Estudos
Contemporâneos das Artes da Universidade Federal
Fluminense – PPGCA/UFF, sob a orientação da Profa. Dra.
Mariana Rodrigues Pimentel.
BRAZ, A. P.38
BRAZ, A. pag. 40-42
28 DE MAIO, Coletivo. VASCONCELLOS, Jorge;
PIMENTEL, Mariana. Coletivo 28 de Maio - arte e lutas
minoritárias. Coleção Teses & Ensaios Críticos. Rio de
Janeiro: PPGCA-UFF/Editora Circuito, 2023., p. 149-150.
28 DE MAIO, Coletivo. p.116.
BRAZ, Augusto. p. 191.
BARRETO, Lourdes. Puta autobiografia. Curadoria e
organização BARRETO, Leila e BORTOLANZA, Elaine. 1ª
edição editora Paka-Tatu, Belém, 2022; 2ª edição Editora
Claraboia, São Paulo, 2023.
Para saber mais, recomendo ler o artigo de Soraya Silveira
Simões sobre a luta do reconhecimento profissional de
prostitutas no Brasil.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11963?locale-attribute=es
A grife Daspu foi criada em 2005 por Gabriela Leite como
um projeto da ONG Davida, mas com a repercussão e o
afeto gerado pela sua proposição tornou-se um dispositivo
artístico-cultural que dialoga com as questões relacionadas
ao corpo no embate com a sexualidade, gênero, cidade
e prostituição. Como passarela de luta realiza há 18
anos desfiles, performances e intervenções em espaços
culturais, teatros, museus, universidades e na rua, em
diálogo e proposições com outros coletivos de resistência
liderados por putas, travestis, artistas e ativistas. De 2013
a 2022 realizei um trabalho de curadoria e produção
cultural da Daspu no intuito de estabelecer alianças e dar
visibilidade à memória e história do movimento, assim como
produção de pesquisa e publicações relacionadas a essas
experiências.
BRAZ, Augusto, p. 207.
BRAZ, Augusto. p. 217.
AMADO, Jorge. Tereza Batista cansada de guerra. P. 233.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Elaine Bortolanza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en Revista Poiésis concuerdan con los siguientes términos:- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación. La obra está automáticamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons Atribution, que permite compartirla siempre que se cite la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a distribuir en línea sus trabajos publicados en la Revista Poiésis (en repositorios institucionales o en su propia página personal), ya que esto puede generar interacciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).