“Gender ideology” and the rise of the radical right. A global phenomenon with local peculiarities.“Ideologia De Gênero” E a Ascensão da Direita Radical. Um Fenômeno Global ComPeculiaridades Locais.
DOI:
https://doi.org/10.22409/x680vv57Resumo
Neste artigo, discutirei o papel da "ideologia de gênero" como um elemento-chave da construção do campo de adversidade da direita radical política, com ênfase especial no caso da América do Sul. Para isso, tentarei definir primeiro as principais características da direita radical. Em seguida, analisarei as especificidades regionais e ideológicas da direita radical e seus vínculos com os movimentos antigênero. Assim, tentarei historicizar como a denúncia da ideologia de gênero se tornou um elemento-chave da batalha cultural do ativismo religioso e, posteriormente, da direita radical. Embora não haja uma identificação simples entre os movimentos antigênero e a extrema direita, muitos estudiosos identificaram padrões semelhantes de desenvolvimento e sinergias oportunistas entre eles. Mais importante ainda, o ataque ao ativismo feminista e LGBTQI tornou-se um elemento-chave para a articulação de diferentes correntes da direita radical, possibilitando formas de cooperação política entre elas. Portanto, considero que a construção da ideologia de gênero como um inimigo absoluto teve um papel estratégico para a ascensão da direita radical que estamos vivenciando em diferentes geografias e que esses desenvolvimentos estão ameaçando a democracia liberal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matias Leandro Saidel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com