Chamada de Trabalhos para Dossiê Temático “Epistemologias em resistência: gênero e liberdade acadêmica nas universidades latino-americanas"

2025-10-13

A revista Gênero abre chamada pública de artigos para o Dossiê temático “Epistemologias em resistência: gênero e liberdade acadêmica nas universidades latino-americanas" (vol.26 n.2, 2026), organizado pelas professoras Dra. Amanda Mendonça (FFP/UERJ); Dra. María Luisa Rodríguez Peñaranda (UNAL) e Dra. Thais Gava (FCC).
Na América Latina, a universidade é um território em disputa. Embora construída como espaço de produção e legitimação de saberes, ela também é marcada por dinâmicas e processos que excluíram mulheres, pessoas negras, indígenas e dissidências sexuais e de gênero da centralidade do pensamento acadêmico. Frente a esse cenário, emergem epistemologias em resistência que questionam a normatividade acadêmica e produzem saberes a partir de experiências situadas, interseccionais e coletivas. Nas últimas décadas, tem crescido a presença de mulheres – cis e trans –, negras, indígenas, quilombolas, periféricas e de comunidades tradicionais, bem como pessoas LGBTQIAPN+, como pesquisadoras, docentes, estudantes e ativistas dentro da universidade. No entanto, essa presença ainda é atravessada por múltiplas formas de violência: epistemicídios, assédio institucional, precarização do trabalho acadêmico, censura ideológica, assédio judicial, assassinato de reputação, exclusão de financiamento, silenciamento das vozes dissidentes e exílio acadêmico.
Nesse sentido, este dossiê se propõe a reunir estudos sobre experiências institucionais, práticas pedagógicas transformadoras, corpografias emocionais, movimentos de resistência e o impacto da censura na produção de conhecimento. Serão aceitos trabalhos que explorem as interseções de gênero, sexualidade, raça, etnia, liberdade acadêmica e democratização do conhecimento no contexto do ensino superior na América Latina.
Para tanto, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeterem seus estudos, que podem envolver contribuições teóricas e/ou empíricas, no site da revista Gênero. A seleção será baseada na adequação à temática da chamada, bem como em critérios de originalidade, atualidade, relevância científica, consistência teórica e empírica e aprofundamento analítico. Os trabalhos selecionados previamente pelas organizadoras do dossiê serão remetidos à avaliação por pares. O prazo final para o envio dos trabalhos é 30 de março de 2026. Eles podem ser escritos em português, inglês e espanhol e devem observar as normas de publicação da revista, disponíveis em: https://periodicos.uff.br/revistagenero/about/submissions.