COMUNICAÇÃO, GÊNERO E EDUCAÇÃO : NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A PRÁTICA DO JORNALISMO

COMMUNICATION, GENDER AND EDUCATION: NEW PERSPECTIVES FORTHE TEACHING AND PRACTICE OF JOURNALISM

Autores

  • Érika Alfaro de Araújo Universidade Estadual Paulista, Unesp Autor
  • Ana Paula Veloso Silveira Teodoro Rodarte Universidade Estadual Paulista, Unesp Autor
  • Prof. Dr. Mauro de Souza Ventura Universidade Estadual Paulista, Unesp Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/4dkeh603

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, Jornalismo Esportivo, Educação, Gênero

Resumo

O objetivo deste trabalho é promover articulações entre educação, gênero e jornalismo, situado no campo da comunicação. A proposta é analisar as diretrizes do Minimanual de Jornalismo Humanizado – Jornalismo Esportivo, produzido pela ONG feminista Think Olga, por meio de reflexões sobre o ensino do jornalismo e a possibilidade de uma prática mais plural. O argumento principal é que a inserção das discussões de gênero e de outros marcadores sociais, como raça, classe e sexualidade, na formação de profissionais, bem como a revisão de modelos hegemônicos e masculinos – que marcam o jornalismo esportivo –, em iniciativas como a do documento, seriam capazes de gerar transformações nos modos de fazer jornalismo. Após uma análise qualitativa, é possível apontar que o material busca identificar padrões históricos de reprodução de relações de poder baseadas na desigualdade de gênero e sugerir caminhos para superá-los.

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Biografia do Autor

  • Érika Alfaro de Araújo, Universidade Estadual Paulista, Unesp

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Bauru-SP. Mestra em Comunicação e graduada em Jornalismo pela mesma instituição. Realiza pesquisa na linha de Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais com foco no jornalismo esportivo e suas relações com os Estudos de Gênero.

  • Ana Paula Veloso Silveira Teodoro Rodarte, Universidade Estadual Paulista, Unesp

    Jornalista e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Bauru-SP, com pesquisada financiada CAPES (processo n. 8887.683529/2022-00).

  • Prof. Dr. Mauro de Souza Ventura, Universidade Estadual Paulista, Unesp

    Mauro de Souza Ventura é Livre-docente em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela FFLCH-USP, Mestre em Jornalismo e Editoração pela ECA-USP e Jornalista graduado pela PUCRS. Atualmente, é professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp, campus de Bauru-SP, Brasil. 

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Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

COMUNICAÇÃO, GÊNERO E EDUCAÇÃO : NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A PRÁTICA DO JORNALISMO: COMMUNICATION, GENDER AND EDUCATION: NEW PERSPECTIVES FORTHE TEACHING AND PRACTICE OF JOURNALISM. (2025). RevistAleph, 1(43). https://doi.org/10.22409/4dkeh603