COMUNICAÇÃO, GÊNERO E EDUCAÇÃO : NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A PRÁTICA DO JORNALISMO
COMMUNICATION, GENDER AND EDUCATION: NEW PERSPECTIVES FORTHE TEACHING AND PRACTICE OF JOURNALISM
DOI :
https://doi.org/10.22409/4dkeh603Mots-clés :
Comunicação, Jornalismo, Jornalismo Esportivo, Educação, GêneroRésumé
O objetivo deste trabalho é promover articulações entre educação, gênero e jornalismo, situado no campo da comunicação. A proposta é analisar as diretrizes do Minimanual de Jornalismo Humanizado – Jornalismo Esportivo, produzido pela ONG feminista Think Olga, por meio de reflexões sobre o ensino do jornalismo e a possibilidade de uma prática mais plural. O argumento principal é que a inserção das discussões de gênero e de outros marcadores sociais, como raça, classe e sexualidade, na formação de profissionais, bem como a revisão de modelos hegemônicos e masculinos – que marcam o jornalismo esportivo –, em iniciativas como a do documento, seriam capazes de gerar transformações nos modos de fazer jornalismo. Após uma análise qualitativa, é possível apontar que o material busca identificar padrões históricos de reprodução de relações de poder baseadas na desigualdade de gênero e sugerir caminhos para superá-los.
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© Érika Alfaro de Araújo, Ana Paula Veloso Silveira Teodoro Rodarte, Prof. Dr. Mauro de Souza Ventura (Autor) 2025

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