REFLEXÕES RELATIVAS À TRÍADE FILOSOFIA-POLÍTICA-ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Auteurs

  • Luiz Fernando Conde Sangenis Auteur
  • Galvani Almeida Junior Auteur

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39118

Résumé

Tratamos, na perspectiva ilosóica, da politização e da ética na
formação e na atividade docente. Partindo da deinição
aristotélica de que o homem é um animal político, construímos
uma argumentação fundamentada na tríade ilosoia – política
– ética. A politização da atividade docente é acompanhada por
uma prática proissional ética, tão necessária para a
implementação de uma educação libertadora, cujo objetivo é
fomentar nas novas gerações uma visão crítica da realidade,
visando à emancipação da civilização a partir do compromisso
com as classes populares. Essa emancipação passa pela
construção de um novo modo de nos relacionarmos
socialmente, de sorte que as riquezas produzidas pela
sociedade sejam distribuídas de forma igualitária,
possibilitando vida digna para toda a espécie humana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2015-12-10

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas

Comment citer

REFLEXÕES RELATIVAS À TRÍADE FILOSOFIA-POLÍTICA-ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA. (2015). RevistAleph, 24. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39118