AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS POR CRIANÇAS SURDAS: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO VISUAL

Autori

  • Rosana Prado Autore
  • Jeanie Liza Marques Ferraz de Macedo Autore

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39155

Abstract

RESUMO
Este estudo se volta para o letramento visual de alunos surdos, sob a perspectiva do respeito à Língua de Sinais como primeira língua e ao Português, escrito como segunda língua, dos alunos surdos brasileiros. Tem como objetivo refletir sobre o letramento desses alunos, considerando o desenvolvimento da linguagem e pensamento, a importância da língua de sinais e da língua portuguesa e o letramento visual como caminho para pensar as necessidades educacionais de alunos surdos. Para tal, enfatizou a importância de estratégias visuais que
potencializem a aprendizagem desses alunos considerando suas especificidades de aprendizagem como indivíduos capazes de participar da sociedade em que vivem.


Palavras-chave: Letramento visual, educação de surdos, libras, língua portuguesa

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2016-08-04

Fascicolo

Sezione

Pulsações e Questões Contemporâneas

Come citare

AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS POR CRIANÇAS SURDAS: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO VISUAL. (2016). RevistAleph, 26. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39155