A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: ENTRE AS PRÁTICAS E TEORIAS

Autori

  • Edith Ione dos Santos Frigotto Autore
  • Eunice Shilling Trein Autore
  • Marcos Pinheiro Barreto Autore
  • Maria Teresa Esteban do Valle Autore
  • Mylene Cristina Santiago Autore

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39211

Parole chiave:

Formação docente, Currículo, Pedagogia,

Abstract

Este artigo discute a relação entre prática e teoria na formação docente do Curso de Pedagogia da UFF, destacando o papel do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP). A fim de traçarmos o processo de formação que temos e o processo de formação que queremos, apresentamos o histórico do processo de implantação do componente curricular no curso de Pedagogia da UFF e retomamos as concepções e práxis explicitadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de graduação, que se concentram em quatro dimensões de formação do pedagogo: profissional, estética, epistemológica e política. Finalmente, tecemos considerações sobre os cenários atuais, destacando o panorama político e o perfil dos nossos estudantes

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Riferimenti bibliografici

FEUFF. Diagnóstico da comissão PPE/PPP. Niterói, 2014.

FEUFF. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Disponível em: http://www.feuff.uff.br/index.php/curriculos Acesso em: 20 jun. 2016.

Pubblicato

2017-11-29

Come citare

A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: ENTRE AS PRÁTICAS E TEORIAS. (2017). RevistAleph. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39211