Juventude e cidadania

Auteurs

  • Nilda Ferreira
  • Hilda Alevato

DOI :

https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.192

Résumé

Este texto aborda a questão da construção da cidadania nas sociedades contemporâneas. A polissemia do conceito de cidadania aponta para a necessidade de investigarmos os sentidos que este conceito vem assumindo, especialmente no universos juvenil. Este artigo foi baseado nas conclusões de uma pesquisa desenvolvida no Laboratório do Imaginário Social de Educação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram investigadas três escolas, escolhidas com base na suposição de serem representativas de diferentes classes sociais e diferentes regiões do Estado do Rio de Janiero. Para os pesquisados, o entendimento e a vivência da cidadania, tal qual os expressaram os sujeitos do estudo, estão entre os mais importantes desafios para os professores brasileiros e outros profissionais da educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2013-12-18

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático

Comment citer

Juventude e cidadania. (2013). Movimento-Revista De educação , 01. https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.192