ENSINO DO TEMA VACINAS EM TEMPOS DE NEGACIONISMO CIENTÍFICO

Authors

Abstract

O presente trabalho teve como questão investigativa qual a contribuição que a utilização de multimodos do tema vacina pode trazer para os estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. A interação em sala de aula foi feita por meio dos três momentos pedagógicos. Na problematização inicial, os estudantes foram desafiados a expor o que sabem sobre o tema vacinas. Na organização do conhecimento foram utilizados um livro paradidático, um texto de divulgação científica e uma revista em quadrinhos, todos abordando os temas sistema imunológico e vacinas. Na aplicação do conhecimento, os estudantes produziram HQs sobre a temática sistema imunológico e vacinas como forma de validação da interação. Os recursos utilizados contribuíram para os objetivos do trabalho, uma vez que, os alunos foram sensibilizados para o tema vacinação. As histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos demonstraram que compreenderam a importância da vacinação. Conclui-se, portanto, que o estudo capacitou os estudantes para compreensão dos conceitos-chave em imunologia e reconhecer a relevância desta temática para suas vidas. A exposição do conteúdo estudado associando imagens e texto do livro paradidático, da História em Quadrinho e texto de divulgação científica permitiu uma melhor compreensão do tema abordado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marcelo Nocelle de Almeida, Universidade Federal Fluminense

    Graduado em Ciências Biológicas (UFJF)

    Mestre em Comportamento e ecologia animal (UFJF)

    Doutor em Ciências (Biotecnologia Vegetal) (UFRJ)

    Professor do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra,

    Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior

    Universidade Federal Fluminense

Published

2025-12-09