ENSINO DO TEMA VACINAS EM TEMPOS DE NEGACIONISMO CIENTÍFICO
Abstract
O presente trabalho teve como questão investigativa qual a contribuição que a utilização de multimodos do tema vacina pode trazer para os estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. A interação em sala de aula foi feita por meio dos três momentos pedagógicos. Na problematização inicial, os estudantes foram desafiados a expor o que sabem sobre o tema vacinas. Na organização do conhecimento foram utilizados um livro paradidático, um texto de divulgação científica e uma revista em quadrinhos, todos abordando os temas sistema imunológico e vacinas. Na aplicação do conhecimento, os estudantes produziram HQs sobre a temática sistema imunológico e vacinas como forma de validação da interação. Os recursos utilizados contribuíram para os objetivos do trabalho, uma vez que, os alunos foram sensibilizados para o tema vacinação. As histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos demonstraram que compreenderam a importância da vacinação. Conclui-se, portanto, que o estudo capacitou os estudantes para compreensão dos conceitos-chave em imunologia e reconhecer a relevância desta temática para suas vidas. A exposição do conteúdo estudado associando imagens e texto do livro paradidático, da História em Quadrinho e texto de divulgação científica permitiu uma melhor compreensão do tema abordado.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Thiago Ferreira Rocha, Marcelo Nocelle de Almeida

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.