40 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS :RAZÕES PARA COMEMORAR
Resumo
Ao celebrar os 40 anos da presença da UFF em Santo Antônio de Pádua, o INFES reafirma sua trajetória de lutas e conquistas na formação de professores e na consolidação de uma instituição que hoje reúne diversos cursos de graduação e dois programas de pós-graduação stricto sensu, articulando ensino, pesquisa e extensão. Originado em 1984 com o curso de Licenciatura em Matemática – Interiorização, fruto de convênio MEC-BIRD, o projeto foi se ampliando com a criação do Departamento de Educação Matemática, a conquista de sede própria viabilizada pelo REUNI e, por fim, a constituição do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, em 2009. Os artigos que compõem este dossiê temático são frutos de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por discentes e docentes do INFES/UFF e dão visibilidade às trajetórias de investigação e de formação docente construídas ao longo dessas quatro décadas, recuperando a memória institucional e destacando o compromisso do Instituto com a democratização e a interiorização do ensino superior público de qualidade na região Noroeste Fluminense.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Margarida dos Santos Pacheco

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.