A gestão do conhecimento e os processos de informações nas organizações: estudo de caso em uma empresa off shore

Auteurs

  • Carlos Navarro Fontanillas UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Eduardo Picanço Cruz UFF - Universidade Federal Fluminense
  • Jaqueline Pimentel de Sousa Gonçalves Fundação Getúlio Vargas/FGV

DOI :

https://doi.org/10.22409/sbijounal2012.i18.a10199

Résumé

A crescente competitividade e as transformações cada vez mais rápidas ocorridas a partir do final do século XX têm levado empresas a adotarem novos modelos de gestão e organização para se adequarem ao mundo empresarial moderno e capitalista. Com isso, o conhecimento e o capital intelectual tornam-se cada vez mais importantes e essenciais às companhias, que para obterem diferencial competitivo e se manterem no mercado, precisam estar preparadas para mudanças a fim de gerenciar bem seus ativos, em especial os intangíveis. Em decorrência dessa dinâmica, pode-se observar que uma das dificuldades encontradas atualmente pelas empresas é o freqüente turnover de colaboradores. No Brasil, segundo o IBGE, no ano de 2006, tal apontamento chegou à faixa de 13%, enquanto que no ano de 1999 representava apenas 6% (IBGE 2009). Esse fator atrelado a pouca padronização de processos e em conjunto com o falta de compartilhamento de informações, resultam na perda do conhecimento e conseqüentes custos para a empresa. Não obstante, a gestão do conhecimento torna-se um grande desafio para as organizações atuais, pois criar, gerenciar e compartilhar conhecimento dentro de uma empresa é tarefa que envolve, dentre outros aspectos, suas práticas e crenças sobre gestão de processos, de pessoas e visão sistêmica da organização. E embora tais fatores precisem estar bem alinhados às estratégias organizacionais, muitas vezes não se apresentam dessa maneira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2012-09-20