Leitura literária de poesia:
alguns pressupostos interdisciplinares sobre poemas, discentes e docentes
Palavras-chave:
Leitura literária de poesia, Ensino de literatura, Literatura, educação e interdisciplinaridadeResumo
Este trabalho discute a presença da poesia na escola e os desafios enfrentados por professores na mediação da leitura literária. Considera-se o poema como obra de arte linguística, capaz de promover sensibilidade, reflexão e construção subjetiva no aluno. No entanto, fatores como a má formação docente, a fragmentação da disciplina de Língua Portuguesa e a escassez de tempo para a leitura aprofundada comprometem esse potencial. A partir de autores como Rouxel, Dalvi e Petit, defende-se uma abordagem que valorize o envolvimento afetivo e a liberdade interpretativa do aluno, aproximando-o do texto literário como experiência transformadora. Critica-se o modelo escolar que reduz a literatura a conteúdo técnico ou instrumento avaliativo, negligenciando sua função humanizadora. Conclui-se que o professor precisa ser leitor sensível, capaz de proporcionar acesso à literatura de qualidade, atuando como mediador entre o aluno e o texto, resgatando o valor da poesia na formação cultural e pessoal.
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