Leitura literária de poesia:

alguns pressupostos interdisciplinares sobre poemas, discentes e docentes

Autores

  • Adriano da Rosa Smaniotto UFPR Autor

Palavras-chave:

Leitura literária de poesia, Ensino de literatura, Literatura, educação e interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho discute a presença da poesia na escola e os desafios enfrentados por professores na mediação da leitura literária. Considera-se o poema como obra de arte linguística, capaz de promover sensibilidade, reflexão e construção subjetiva no aluno. No entanto, fatores como a má formação docente, a fragmentação da disciplina de Língua Portuguesa e a escassez de tempo para a leitura aprofundada comprometem esse potencial. A partir de autores como Rouxel, Dalvi e Petit, defende-se uma abordagem que valorize o envolvimento afetivo e a liberdade interpretativa do aluno, aproximando-o do texto literário como experiência transformadora. Critica-se o modelo escolar que reduz a literatura a conteúdo técnico ou instrumento avaliativo, negligenciando sua função humanizadora. Conclui-se que o professor precisa ser leitor sensível, capaz de proporcionar acesso à literatura de qualidade, atuando como mediador entre o aluno e o texto, resgatando o valor da poesia na formação cultural e pessoal.

 

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Biografia do Autor

  • Adriano da Rosa Smaniotto, UFPR

    Adriano da Rosa Smaniotto é Doutor em Letras com ênfase em Estudos Literários. Professor desde 2002 em diversas instituições de ensino, incluindo colégios particulares, cursos pré-vestibulares, faculdades e órgãos públicos. Desde 2009 é professor efetivo da Rede Estadual do Paraná (SEED). Também exerceu cargos como diretor escolar e tutor em cursos EAD. Autor de livros de poesia publicados entre 1995 e 2019. Participou de antologias, recitais poéticos e performances culturais. Também ministra oficinas literárias.

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Leitura literária de poesia:: alguns pressupostos interdisciplinares sobre poemas, discentes e docentes. Sede de Ler, Niterói, v. 15, n. 1, p. sel025016, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.uff.br/sededeler/article/view/68494. Acesso em: 21 dez. 2025.