ARTE E FORMAÇÃO HUMANA: O PAPEL DA PARTICULARIDADE NO CONHECIMENTO ARTÍSTICO E O ENSINO DAS ARTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66854

Resumo

O presente artigo busca discutir a contribuição do típico artístico na formação humana, a partir de Lukács. Para isso, nos deteremos na tríade categorial (singularidade, particularidade e universalidade) para compreender a importância do típico na produção artística e como ele possibilita que os conhecimentos artísticos, em sua peculiaridade, se insiram no processo educativo omnilateral, em contraponto a formação unilateral que as necessidades do capital impõem. Defenderemos que a arte, ao apresentar o destino da humanidade, não invisibiliza os indivíduos e, nem a humanidade aparece como independente deles. O que ocorre é uma unidade em que, tanto a dimensão singular, quanto o universal aparecem suprassumidas na particularidade.

Palavras-chave: Arte; Formação humana; Particular; Lukács.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius Luge Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Doutor em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Santa Catarina - Brasil. Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roraima - Brasil.

Referências

ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CARVALHO, G. (org.). ASSARÉ, P. Antologia poética: Patativa do Assaré. Fortaleza: Editora Demócrito, 2010.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

LENIN, W. Ilitch. Cadernos sobre a dialética de Hegel. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista: Sobre a Particularidade como Categoria da Estética. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

LUKÁCS, G. Estetica: la Peculiaridad de lo Estetico. Vol. 2: Problemas de La Mímesis. Barcelona (España), Grijalbo, 1966.

LUKÁCS, G. Estetica: la Peculiaridad de lo Estetico. Vol. 3: Categorias Psicológicas y Filosóficas Básicas de lo Estético. Barcelona (España), Grijalbo, 1967.

MANACORDA, M. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

SANTOS, D. Estética em Lukács: a criação de um mundo para chamar de seu. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

SCHLICHTA, C. Arte e educação: há lugar para a Arte no Ensino Médio? Curitiba: Aymará, 2009.

SÓFOCLES. Antígona. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

ARTE E FORMAÇÃO HUMANA: O PAPEL DA PARTICULARIDADE NO CONHECIMENTO ARTÍSTICO E O ENSINO DAS ARTES. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-23. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66854